Criar um Blog
Gerenciar um Blog
Visitar Próximo Blog
Denuncie

VIVA AS DIFERENÇAS

SER DIFERENTE É LEGAL

10:10 PM, 12/8/2011 .. 0 comentários .. Link


Novos conceitos sobre a diferença

08:27 PM, 9/5/2011 .. 0 comentários .. Link



Peixinhos no aquário

07:20 PM, 24/4/2011 .. 0 comentários .. Link

Grupo: Esta dinâmica pode ser utilizada com alunos de várias faixas etárias em diversas disciplinas, ou até mesmo em reuniões de pais.

Objetivos: Comparar diferenças e igualdades; desenvolver o raciocínio lógico, o sentido reflexivo e crítico, de tal maneira que possam tornar-se cidadãos conscientes de seus deveres e direitos.

Material: Papel pardo, durex, papel sufilte, lápis preto e de cores, borracha, giz de cera, tesourinha.

Desenvolvimento: Faça o desenho de um aquário do tamanho de um papel pardo e fixe-o na sala. Entregue aos participantes um pedaço de papel sufilte e peça-lhes que desenhem um peixinho, como desejarem... e depois recortem. Peça que, assim que terminem, vão a lousa e fixem seu peixinho no aquário. Após todos fixados, peçam para que eles observem o que realizaram e manifestem o que entenderam sobre a atividade, deixe-os à vontade para falar. Se necessário, vá conduzindo a conversa para o lado moral, da ética, do respeito às diferenças individuais.

 



A influência da mídia

08:19 PM, 18/4/2011 .. 0 comentários .. Link



Dinâmica "das diferenças"

02:02 PM, 18/4/2011 .. 0 comentários .. Link

Material: Pedaço de papel em branco, caneta.

Procedimento: O condutor da dinêmica distribui folhas de papel e canetas para o grupo. O condutor da dinâmica pede que ao dar um sinal todos desenhem o que ele pedir sem tirar a caneta do papel. Ele pede que iniciem, dando o sinal. Pede que desenhem um rosto com olhos e nariz. Em seguida, pede que desenhem uma boca cheia de dentes. Continuem o desenho fazendo um pescoço e um tronco. É importante ressaltar sempre que não se pode tirar a caneta do papel. Pede que todos parem de desenhar. Todos mostram seus desenhos. O condutor da dinâmica ressalta que não há nenhum desenho igual ao outro, portanto, todos percebem a mesma situação de diversas maneiras, que somos diferentes, que somos multifacetados, porém com visões de mundo diferentes, por este motivo devemos respeitar o ponto de vista do outro.



O Legal é Ser Diferente

04:44 PM, 17/4/2011 .. 0 comentários .. Link



Dinâmica da ordem

04:30 PM, 17/4/2011 .. 0 comentários .. Link

Objetivo: Através desta dinâmica, o grupo reflete o porquê cada um reage de uma maneira diferente diante de uma mesma coisa, trabalha também as diferenças individuais, como entender melhor o outro.

Desenvolvimento:

1- Distribuir a cada aluno uma canetinha e uma folha de papel em branco dar a ordem para que todos desenhem um animal que possua:

*porte elevado;

*olhos pequenos;

*rabo comprido;

*orelhas salientes;

*pés enormes;

*coberto de pêlos.

2- Depois que todos terminarem d edesenhar, pedir que coloquem o desenho num painél, um do lado do outro, de forma que o grupo possa visualizar cada um.

3- Depoismostra-se ao grupo, como cad aum reage de forma difetente, diante da mesma ordem, pois cada um reage de acordo com suas experiências, e que cada um vê o mundo de maneira diferente;

4- Os alunos comentam o que aprenderam com esta dinâmica.



Eu sou diferente de você e mesmo assim, você vai gostar de mim!

11:29 PM, 16/4/2011 .. 0 comentários .. Link



Ligação em comum

08:16 PM, 11/4/2011 .. 0 comentários .. Link

 

Objetivo: Perceber que ao buscarmos as semelhanças encontramos, também, as diferenças entre as pessoas.

Desenvolvimento:

Divida a turma em grupos de quatro alunos.

Cada grupo tem que descobrir quatro características comuns entre seus membros (por exemplo: Todos têm cabelo castanho, todos usam brincos, etc.). Precisam provar para a turma.

Depois de cinco minutos, os grupos compartilham as características que encontraram.

Cada característica encontrada que não existir na lista dos outros grupos, ganha pontos. Logo, os grupos que listaram características iguais (por exemplo: que todos os seus integrantes usam óculos, não ganhará pontos).O grupo com mais pontos vence.



Viva as diferenças

08:03 PM, 11/4/2011 .. 0 comentários .. Link

        Mudar nossos valores, nossas atitudes e nossos comportamentos é um processo difícil, pois envolve nossa história cognitiva e emocional,  especialmente quando entramos em contato com novas informações e novos conceitos.

         Com o passar do tempo, a intolerância nas escolas está aumentando de forma considerável, por isso é necessário que os alunos sejam preparados para a convivência na diversidade.

    MUDANÇA, ESTÍMULO, SUPERAÇÃO, ATENÇÃO, TRANSFORMAÇÃO, CAPACIDADE E COMPREENSÃO, são palavras que podem definir nosso blog.

     Aqui vocês encontrarão diversas atividades que reforçam a ideia de que O NORMAL É SER DIFERENTE !!!



Quem Somos?

07:45 PM, 11/4/2011 .. 1 comentários .. Link

Aline dos Santos

Ana Julia Pires

Ana Beatriz  Ferreira

Fabrícia Lopes

Gesiane Caldeira

Turma: 03  2011/1

Curso: Pedagogia

Turno: Noite



Sobre Mim

Home
Perfil
Arquivos
Amigos
Álbum de Fotos

Links


Categorias


Últimos Posts

SER DIFERENTE É LEGAL
Novos conceitos sobre a diferença
Peixinhos no aquário
A influência da mídia
Dinâmica "das diferenças"

Amigos