Criar um Blog
Gerenciar um Blog
Visitar Próximo Blog
Denuncie

Tudo que vc precisa saber sobre salvador-ba

Pontos turisticos de salvador-ba

11:42 AM, 17/6/2010

0 comentários

.. Link

"Ola hoje vou começar falando sobre os pontos turisticos de salvador que por sinal sao varios e um mais belo que o outro e como belos exemplares temos":

 

Pelourinho

Salvador reúne vários pontos que merecem visitação.O pelorinho por exemplo é uma grande demostração da nossa cultura e geral com os grandes casarões antigos construidos por escravos .

 

 Pelourinho

Ruas estreitas, calçadas com paralelepípedos. Sobrados coloridos, construções seculares, gente simples, que já foi marginalizada pela história, mas que hoje se orgulha de habitar um dos mais importantes centros históricos do Brasil. O Pelourinho é tudo isso. Sua trajetória é permeada de momentos glória e também de degradação social, que foi acentuada por lá na década de 60 quando da expansão de outras localidades da capital baiana, o Pelourinho começou a sofrer com o caos econômico. Hoje, restaurado e tendo sua importância resgatada pelo Governo do Estado da Bahia, é um dos nossos principais pontos turísticos e um dos maiores patrimônios históricos e culturais brasileiros.

     Pelourinho                         Em tempos distantes, a palavra "pelourinho" identificava o lugar dos engenhos reservados para castigar os escravos. O que é atualmente um local rico em costumes culturais, pólo musical e do artesanato baiano, também serviu para esta triste finalidade. Lá, os senhores de engenho castigavam publicamente os seus escravos, dando ao povo uma prova de poder. Pelourinho                                                                               

  Pelourinho                                Em tempos distantes, a palavra "pelourinho" identificava o lugar dos engenhos reservados para castigar os escravos. O que é atualmente um local rico em costumes culturais, pólo musical e do artesanato baiano, também serviu para esta triste finalidade. Lá, os senhores de engenho castigavam publicamente os seus escravos, dando ao povo uma prova de poder .                                                                  

 

Farol da Barra

   A Barra foi durante muitos anos o bairro que serviu como ponto estratégico para defesa da colônia pelos portugueses. Acredita-se que foi lá o ponto de partida do início da cidade de Salvador. 

  Farol da barra

   O Forte de Santo Antônio da Barra foi a primeira construção a ser realizada no local que hoje se encontra o Farol. Foi em 1536, ainda durante o governo do primeiro donatário da capitania – Francisco Pereira Coutinho -, que o Forte foi erguido. Essa construção de mais de 400 anos teve papel importante da defesa de Salvador em diversas invasões estrangeiras, inclusive na invasão holandesa.

   Farol da Barra                       

      Entretanto, um naufrágio próximo ao Forte em meados do século XVII dá inicio ao projeto de construção de um Farol nas instalações do mesmo. O motivo da construção girava em torno da orientação dos navegantes, fato que até hoje ocorre. Com o passar dos anos, o Farol da Barra foi se tornando um marco de Salvador, passando de orientador de navios, a local de encontro de grupos hippies na década de 60, até se consolidar como ponto turístico da cidade 

 

Forte são Marcelo

De formato circular, a intrigante fortificação de pedras chama a atenção de quem admira a Baía de Todos-os-Santos. Cravado em meio à água azul do mar, ele aguça a curiosidade de passantes, seduz olhos de turistas e baianos e desperta a admiração de velejadores. É assim que o Forte São Marcelo, também conhecido como Forte do Mar, resiste ao tempo e recebe o status de ponto turístico de Salvador.


Depois de quatro décadas fechado, há quatro anos o Forte foi reaberto para visitação. A antiga construção militar foi restaurada, recheada de material histórico e transformada em Centro Cultural Forte São Marcelo, com exposições permanentes sobre as Memórias do forte, Memórias do mar e Memórias da cidade, que transportam os visitantes a uma viagem pela velha Salvador.

 Forte são Marcelo

Apesar de ser o único de planta circular nas Américas, inspirado no Castelo de Santo Ângelo (Itália) e na Torre do Bugio (Portugal), o Forte São Marcelo só ganhou esse formato no século XIX. Originalmente ele foi construído em madeira e depois em alvenaria. Somente depois da invasão holandesa de 1624, o forte foi reconstruído em alvenaria de pedra - numa obra que durou de 1650 a 1812 - ganhou sua forma circular e a missão de proteger o centro da cidade colonial dos ataques marítimos estrangeiros.

 

 Forte são Marcelo                   Mesmo com os seus canhões a espera dos invasores, hoje é impossível ver o Forte apenas como um protetor da cidade. Mais do que isso, ele é o guardião da história do país. As antigas celas que já abrigaram alguns prisioneiros famosos, como o revolucionário gaúcho Bento Gonçalves (1788-1847), hoje ajudam a resgatar a história das rotas marítimas e da evolução de Salvador nos últimos séculos, retratada em fotografias e maquetes.

 

 

 

 

 

 Ps: Cintia Bispo