Visitando e Conhecendo São Gonçalo

Sobre Mim

Este Blog foi criado para apresentação de um Trabalho de Avaliação a Distancia da Disciplina Turismo e História - Curso Licenciatura em Turismo - CEDERJ/UFRRJ Aluno: Ricardo Jose da Silva Rocha Polo: Saquarema/RJ Matrícula: 12115100126 Objetivo: Trazer ao conhecimento, principalmente dos munícipes e pessoas interessadas em História e Turismo, a prova de que São Gonçalo não é apenas cidade-dormitório: também oferece bons passeios, locais para visitação e atividades culturais. Seu maior atrativo, está em sua área rural, com fazendas, sítios e construções centenárias. Mas também possui prainhas na Baía e duas áreas de proteção ambiental (Guapimirim e Engenho Pequeno). Apesar de possuir boa infraestrutura, São Gonçalo não possui uma rede hoteleira com capacidade para muitos turistas, devendo recorrer-se a Cidade de Niterói, distante a pouco mais de 12 Km.
Home | Perfil | Arquivos | Amigos

Fazendas Históricas - 06:11 PM, 1/5/2012

 Fazenda Colubandê

Fotos SEMEULTUR

 

 

O lugar onde hoje está instalado o Batalhão de Polícia Florestal e Meio Ambiente da Polícia Militar, transpira história. A fazenda data do século XVII, portanto, desde que São Gonçalo existe, praticamente. O estado de conservação é execelente, e não fosse pela característica arquitetônica típica da época, pouca coisa entregaria seus mais de 300 anos de história. O lugar tem 38 cômodos e dentro dos seus domínios permanece a capela Nossa Senhora de Santana, que assim como restante da Fazenda Colubandê, permanece em ótimo estado de preservação. A se observar também, os azulejos da capela, trazidos de portugal no final do século 18. Em 1940 foi tombado pelo IPHAN.
Endereço: Rodovia Amaral Peixoto Km 9,2 – Colubandê – São Gonçalo
 
Fazenda Santa Edwiges
 
 
Construída em 1687, a fazenda possui a Capela de São José, com trilhas, cavalgadas e doces caseiros. A Fazenda de Santa Edwiges é a mais bem preservada de São Gonçalo. Localizada em Santa Izabel, representa o período colonial brasileiro. O espaço físico total é de 2 mil hectares e, atualmente, é destaque em tecnologia de inseminação artifical de embriões bovinos. Há indícios de que a sua edificação aconteceu nos anos de 1940 e sua reforma, quatro décadas depois. Esta última intervenção deu forma à atual casa, que tem várias suítes, salas, varandas, além de piscina, salão de festas, quadra poliesportiva, jardins e lagos.
 
Fazenda do Engenho Novo do Retiro
 
 
 
A Fazenda Engenho Novo era uma das pousadas preferidas da família Imperial, no Segundo Reinado. Ficou famoso o baile que foi dado ali em 07/04/1870, com a presença de toda a família Imperial. Na cave da casa grande foi escondido Gonçalves Ledo, quando teve sua prisão decretada por José Bonifácio no 1° Reinado. A fazenda foi desapropriada pelo governo estadual no ano de 1993 e tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural ( Inepac) em 1998. O tombamento inclui o sitio histórico e o conjunto arquitetônico e paisagistíco da sede antiga, com características arquitetônicas das casas rurais do séc. XVII e XVIII sendo esta fazenda uma das mais antigas de São Gonçalo. Lamentavelmente entregue à própria sorte, a fazenda foi invadida e saquiada nos ultimos anos, os velhos rapinadores de bens movéis, reliquias históricas perdidas pela inércia do poder público. É notório lembrarmos, quem conheceu a fazenda antes do tombamento que existia  sobre o pórtico da entrada principal, o brasão dos ancestrais de Belarmino Ricardo de Siqueira ( Barão de São Gonçalo). Em breve só teremos as ruínas desta velha e importantíssima sede de Fazenda, a memória viva da história  de São Gonçalo.
 
Fazenda Itaitindiba

 

Localizada em Itaitindiba, onde esta passou por diversas reformas de conservação, sendo a última em 2000. A Fazenda foi criada por volta de 1600, onde está inserida a Capela de São José. O ponto mais alto de São Gonçalo, o Alto do Gaia, com 534 metros de altitude, localiza-se nos domínios da fazenda.


Incluir Comentário

Capela de São José - 10:19 PM, 18/4/2015

Me desculpa, mas na fazenda de Santa Edwirges não tem nenhuma capela de São José. E a fazenda de Santa Edwirges foi construida na década de oitenta no modelo colonial pelo dono da fazenda Altineu pai do conhecido deputado federal, logo ela tem mesmo que estar preservada. Já a fazenda de Itaitindiba, essa sim tem na sua sede a Capela de São José reconhecida pelo Vaticano. E ela sim foi construída há mais de 200 anos. Por favor, consertem esse pequeno erro. Obrigado!!!

Comentário por Anonymous
« Última Página   Próxima Página »