Criar um Blog
Gerenciar um Blog
Visitar Próximo Blog
Denuncie

Visitando e Conhecendo São Gonçalo

Sobre Mim

Este Blog foi criado para apresentação de um Trabalho de Avaliação a Distancia da Disciplina Turismo e História - Curso Licenciatura em Turismo - CEDERJ/UFRRJ Aluno: Ricardo Jose da Silva Rocha Polo: Saquarema/RJ Matrícula: 12115100126 Objetivo: Trazer ao conhecimento, principalmente dos munícipes e pessoas interessadas em História e Turismo, a prova de que São Gonçalo não é apenas cidade-dormitório: também oferece bons passeios, locais para visitação e atividades culturais. Seu maior atrativo, está em sua área rural, com fazendas, sítios e construções centenárias. Mas também possui prainhas na Baía e duas áreas de proteção ambiental (Guapimirim e Engenho Pequeno). Apesar de possuir boa infraestrutura, São Gonçalo não possui uma rede hoteleira com capacidade para muitos turistas, devendo recorrer-se a Cidade de Niterói, distante a pouco mais de 12 Km.
Home | Perfil | Arquivos | Amigos

Fazendas Históricas - 06:11 PM, 1/5/2012

 Fazenda Colubandê

Fotos SEMEULTUR

 

 

O lugar onde hoje está instalado o Batalhão de Polícia Florestal e Meio Ambiente da Polícia Militar, transpira história. A fazenda data do século XVII, portanto, desde que São Gonçalo existe, praticamente. O estado de conservação é execelente, e não fosse pela característica arquitetônica típica da época, pouca coisa entregaria seus mais de 300 anos de história. O lugar tem 38 cômodos e dentro dos seus domínios permanece a capela Nossa Senhora de Santana, que assim como restante da Fazenda Colubandê, permanece em ótimo estado de preservação. A se observar também, os azulejos da capela, trazidos de portugal no final do século 18. Em 1940 foi tombado pelo IPHAN.
Endereço: Rodovia Amaral Peixoto Km 9,2 – Colubandê – São Gonçalo
 
Fazenda Santa Edwiges
 
 
Construída em 1687, a fazenda possui a Capela de São José, com trilhas, cavalgadas e doces caseiros. A Fazenda de Santa Edwiges é a mais bem preservada de São Gonçalo. Localizada em Santa Izabel, representa o período colonial brasileiro. O espaço físico total é de 2 mil hectares e, atualmente, é destaque em tecnologia de inseminação artifical de embriões bovinos. Há indícios de que a sua edificação aconteceu nos anos de 1940 e sua reforma, quatro décadas depois. Esta última intervenção deu forma à atual casa, que tem várias suítes, salas, varandas, além de piscina, salão de festas, quadra poliesportiva, jardins e lagos.
 
Fazenda do Engenho Novo do Retiro
 
 
 
A Fazenda Engenho Novo era uma das pousadas preferidas da família Imperial, no Segundo Reinado. Ficou famoso o baile que foi dado ali em 07/04/1870, com a presença de toda a família Imperial. Na cave da casa grande foi escondido Gonçalves Ledo, quando teve sua prisão decretada por José Bonifácio no 1° Reinado. A fazenda foi desapropriada pelo governo estadual no ano de 1993 e tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural ( Inepac) em 1998. O tombamento inclui o sitio histórico e o conjunto arquitetônico e paisagistíco da sede antiga, com características arquitetônicas das casas rurais do séc. XVII e XVIII sendo esta fazenda uma das mais antigas de São Gonçalo. Lamentavelmente entregue à própria sorte, a fazenda foi invadida e saquiada nos ultimos anos, os velhos rapinadores de bens movéis, reliquias históricas perdidas pela inércia do poder público. É notório lembrarmos, quem conheceu a fazenda antes do tombamento que existia  sobre o pórtico da entrada principal, o brasão dos ancestrais de Belarmino Ricardo de Siqueira ( Barão de São Gonçalo). Em breve só teremos as ruínas desta velha e importantíssima sede de Fazenda, a memória viva da história  de São Gonçalo.
 
Fazenda Itaitindiba

 

Localizada em Itaitindiba, onde esta passou por diversas reformas de conservação, sendo a última em 2000. A Fazenda foi criada por volta de 1600, onde está inserida a Capela de São José. O ponto mais alto de São Gonçalo, o Alto do Gaia, com 534 metros de altitude, localiza-se nos domínios da fazenda.


Incluir Comentário
« Última Página   Próxima Página »