Criar um Blog
Gerenciar um Blog
Visitar Próximo Blog
Denuncie

Revolucão Francesa

Quem eram os Sans-Culottes? E porque recebiam esse nome?

01:37 AM, 8/6/2010

0 comentários

.. Link

Camada social urbana, de aproximadamente 200 mil pessoas, concentrada em Paris e composta de aprendizes de ofícios, assalariados e desempregados marginalizdos. 

Liderada por revolucionários como Jacques Hébert, os sans-culottes tiveram um papel crucial nos eventos tais como os massacres de Setembro de 1792 ( foi uma onda de violência da multidão que superou Paris no final do verão de 1792, durante a Revolução Francesa. No momento em que acalmou, metade da população prisional de Paris tinha sido executado: cerca de 1.200 prisioneiros capturados, incluindo muitas mulheres e meninos. Esporádicos de violência, em especial contra a Igreja Católica Romana, continuaria por toda a França por quase uma década para vir ), e apoiado pelas facções mais radicais de esquerda, em sucessivos governos revolucionários. Durante o reinado do terror, eles forneceram um apoio importante para Maximilien Robespierre e da Comissão de Segurança Pública, ajudando a guilhotinar os contra-revolucionários.

A nobreza vestia habitualmente um tipo de calça justa denomina "culotte". Já os populares que moravam nas cidades não querendo seguir esse costume nobre, vestiam calças largas. Daí a origem da expressão sans-culottes(sem culote).

Os trajes de um típico sans-culottes:

o pantalon (calças compridas) - no lugar dos culotes (calção) usado pelas classes superiores (daí o nome "sem calças")
o casaco carmagnole (short-saia)
o barrete vermelho da liberdade
sabots (tamancos, calçados de madeira usado principalmente na zona rural)