Criar um Blog
Gerenciar um Blog
Visitar Próximo Blog
Denuncie

Ensino de Geografia

• 5/2/2010 - Plano de aula sobre população: Diferentes olhares sobre o antigo tema de geografia.

O plano de aula a seguir foi produzido a partir de um trabalho realizado no curso de especialização básica da UERJ, modalidade ensino de geografia, disciplina de conteúdo e método - professor Eduardo K. , pelo aluno e gerenciador desse blog.
A intenção desse plano é propor uma atividade sobre população brasileira partindo de um outro olhar, e, principalmente oferecer uma interface com a disciplina de literatura.



Plano de Aula

 

 

Tema: Como a migração é um processo que revela sentimentos?

 

Tempo de Aula: 3 aulas

 

Objetivo: Compreender, a partir de um fragmento do livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos, como o processo de migração pode ser forçado e, ao mesmo tempo, gerar sentimentos em uma pessoa, em uma família ou em um grupo de migrantes. Assim, o sofrimento, a frustração, a decepção, a tristeza, a saudade, e, também, a esperança, o desejo, a expectativa, entre outros sentimentos, estão atrelados no processo de migração.

 

Conteúdo: Migração, migração no Brasil e desigualdade social.

 

Atividades: Construção de um quadro com os conceitos de migração dos alunos, questionando também as causas da migração. Após esse primeiro momento definiremos migração de acordo com a ONU e tentaremos comparar com as definições dos alunos. Posteriormente far-se-á a leitura do fragmento de Vidas Secas, livro de Graciliano Ramos, seguido da produção de um texto e de um debate.

 

 

Avaliação: A avaliação será feita em dois momentos, primeiramente a partir da problematização de duas situações e na constituição de um pequeno texto, que relacionará o processo migratório com a produção de sentimentos, posteriormente, com um debate a partir das produções dos alunos.

As situações são: [1]  De que modo o processo migratório descrito no texto foi forçado e revela os sentimentos dos personagens? [2]  Você já viveu uma situação parecida com a dos personagens de “Vidas Secas”? Caso seja positiva a resposta, mostre como o processo migratório se relacionou com os seus sentimentos. Caso seja negativa a resposta, imagine que você e seus parentes mais próximos tenham que sair da sua casa repentinamente, levando algumas peças de roupas e pouquíssimo dinheiro. Vocês seriam forçados a se mudar  para um lugar distante e desconhecido, com a incerteza do futuro (como o processo dos personagens de Graciliano Ramos). A partir disso, construa um texto com a relação do seu processo migratório e com os possíveis sentimentos que poderiam ser gerados.

O debate será realizado a partir da leitura dos textos de alguns alunos, problematizando o tema principal.

 

Material de Apoio/ Referências Bibliográficas.

 

RAMOS, G. Vidas Secas in Maia, J. D. Português. 9º edição, Editora Ática, 2001.

 

VAINER, C.B. Deslocamento compulsório, restrições à livre circulação: Elementos para um reconhecimento teórico da violência como fator migratório.

 

 

 

 

Postar um comentário! :: Send to a Friend!

• 12/10/2010 - geografia

Comentário por Anonymous
olá, sou professora de geografia e achei muito bacana e esclarecedor seu blog, Sônia - São Paulo
Permalink

Sobre Mim

Esse blog tem como pretensão discutir vários tópicos do ensino de geografia atual; postar textos, artigos e outros arquivos de cunho didático para servir de uma espécie material a disposição para professores e alunos; e apresentar propostas de aulas alternativas, como o uso de músicas, poemas, textos diversos, vídeos etc. A principal preocupação é a de retratar uma geografia crítica e ao mesmo tempo alternativa, com o fito, de fugir da perspectiva tradicional, no que se diz respeito a geografia simplória e enfadonha, como descreve Yves Lacoste. São objetivos ambiciosos que nem sempre serão alcançados, mas a tentativa de alcançar moverá esse veículo. Todos os tópicos estarão abertos para a discussão, opiniões e críticas.

«  September 2014  »
MonTueWedThuFriSatSun
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930 

Links

Home
Perfil
Arquivos
Amigos
Email
My Blog's RSS

Amigos

Post 3 de 26
Última Página | Próxima Página