Criar um Blog
Gerenciar um Blog
Visitar Próximo Blog
Denuncie

Geografia

Home - Perfil - Arquivos - Amigos

ANTES DA CHEGADA DOS EUROPEUS NO BRASIL

Postado em 25/1/2010 em 210943 arquivado em Geografia - Incluir Comentário

     O território brasileiro já era habitado e explorado muito antes de os portugueses aportarem nessas terras. Embora não existam registros históricos da vida e da história dos nossos indígenas ou dos povos que habitavam o Brasil antes da chegada de Pedro Álvares Cabral por aqui; a presença de povos de diferentes etnias e culturas, antes do que chamamos erroneamente de "descobrimeto", ficou evidente com a descoberta do esqueleto de uma mulher entre 20 e 25 anos de idade, que recebeu o nome de Luzia, no ano de 1975, no município de Lagoa Santa, licalizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais.

     A partir das pesquisas feitas pelo cientista Walter Neves, da Universidade de São Paulo, é que se soube a época em que Luzia teria vivido. As pesquisas revelam que essa mulher viveu a mais de 10000 anos, em Minas Gerais, numa área onde encontramos um relevo bastante característico, denominado, relevo cárstico. O carste é um tipo de paisagem comum em regiões de calcário( rocha sedimentar encontrada em diversas regiões do Brasil). É um tipo de rocha que se dissolve com a ação da água da chuva ou dos rios, formando cavernas e rios subterrâneos.

     A presença do relevo cárstico favorece a formação de grutas e cavernas que serviram de abrigo aos homens e ás mulheres que viveram nessa região. O homem primitivo fazia desenhos nas paredes de calcário do relevo carste de Lagoa Santa, que ainda hoje podem ser observados. Esses povos se alimentavam preferencialmente por meio da caça de animais menores e da coleta de frutos e tubérculos e se abrigavam nas inúmeras cavernas que podem ser encontradas na região.

     Como você pode observar, o território já era conhecido e explorado (subsistência das tribos) muito antes da chegada dos portugueses em nosso solo.  Os indígenas, assim como os homens primitivos, exploravam os recursos disponíveis e necessários à manutenção dos grupos aos quais pertenciam.


« Última Página :: Próxima Página »