Criar um Blog
Gerenciar um Blog
Visitar Próximo Blog
Denuncie

Novas Tecnologias na Comunicação

Novas Tecnologias na Comunicação

03:29 PM, 24/6/2010 .. 0 comentários .. Link
Com todos esses artigos e textos podemos ver que nosso mundo está em constantes mudanças, sejam elas para melhor ou não. O mundo a cada dia que passa fica menor. Lugares que antes eram impossíveis de se alcançar, hoje ficam a menos de um click de distancia. As culturas estão cada vez mais juntas e integradas. Temos noticias do mundo todo ao alcance, sendo por computador, celulares ou outras mídias. Podemos expor nossos ideais, serviços, produtos, para o mundo todo se necessário. É claro que a liberdade que se tem para colocar informações que quisermos , as vezes pode ser prejudicial ao próximo, mas devemos pensar que muitas coisas podem ser usadas tanto para o bem quanto para o mal, depende de nós termos em mente isso, e manter a ética para convivermos da melhor forma possíve,l com as maravilhas tecnologias que temos acesso hoje.


Novas Tecnologias na Comunicação

03:28 PM, 24/6/2010 .. 0 comentários .. Link

Algumas empresas provavelmente que conhecemos bem, não possuem a cultura de utilizar sites de relacionamento ou twitter, skype, msn, 3G, jornalismo online... Para manter uma comunicação interna com seus colaboradores. Porém isso já se utiliza em algumas operadoras de celular e também em algumas empresas internacionais. Em londres, por exemplo,uma big company atualizada globalmente já utiliza a famosa NEW Media para se comunicar com os seus colaboradores que viajam muito pelo mundo , e usam telas planas gigantes para informar algo importante nas fábricas pois chama mais a atenção.
Até entendo que ainda pode demorar a chegar em alguns países a mudança tecnológica, mas a cultura local deverá mudar com o tempo ,sim.
Conheço as dificuldades de acesso a celular em algumas localidades, imagina à internet. Mas fora esta situação, a qual já está mudando, vejo lugares que nunca imaginávamos já possuírem acessos a celular e internet.
Hoje nada é impossível e as mudanças serão inevitáveis até no "velho quadro de avisos".




Novas Tecnologias na Comunicação

03:28 PM, 24/6/2010 .. 0 comentários .. Link
Acredito que tudo está caminhando para que as novas tecnologias na comunicação sejam cada vez mais utilizadas e mais popularizadas, fazendo assim que melhore suas utilidades.Creio também que grandes empresas devem procurar implantar esses meios em sua comunicação. O problema enfrentado pelas empresas é que a maioria dos funcionários não tem acesso ou a sabedoria necessária para ser informado por algum desses meios de comunicação, ou às vezes, o orçamento de implantação desses meios ainda não convém para a empresa.


Novas Tecnologias na Comunicação

03:27 PM, 24/6/2010 .. 0 comentários .. Link

Com o surgimento destas novas tecnologias, os profissionais da área se vêem cercados por ferramentas eficazes de comunicação, mas que devem ser analisadas e aplicadas de acordo com o público que eles pretendem manter e atingir. As novas tecnologias de comunicação não substituirão o velho e bom quadro de aviso em uma fábrica, onde a maioria dos funcionários não tem acesso a um computador ou a um terminal ligado a Internet, mas uma mensagem no celular sobre assuntos da empresa pode ser até mais eficiente. Afinal, quem não tem um celular hoje?

Entretanto, até que ponto as novas tecnologias de comunicação atendem as demandas dos públicos das empresas? Os profissionais de comunicação já utilizam de forma coerente os meios digitais?

Na realidade, existem empresas que investem nestas novas tecnologias mais ainda como modismo do que como forma de adequar suas estratégias aos interesses de comunicação dos públicos estratégicos. Cabe aos profissionais da área conhecer e explorar estas novas ferramentas de acordo com o negócio da empresa. De nada adiantará um blog sobre a empresa que tenha como objetivo coletar informações dos funcionários se estes não conhecem a ferramenta ou não tem como acessá-la. Além disso, se ela não possuir uma cultura de comunicação que permita o funcionário expressar sua opinião por qualquer outro meio de comunicação, ele poderá procurar outros meios para se comunicar e se relacionar com pessoas que compartilham das mesmas opiniões.



Novas Tecnologias na Comunicação

03:27 PM, 24/6/2010 .. 0 comentários .. Link
Com tantas mudanças ocorrendo nas comunicações, as profissões estão sendo cada vez mais alteradas e exigidas, uma das mais afetadas é a publicidade, que deve estar sempre se atualizando para poder utilizar da melhor forma essas ferramentas, que a cada dia se tornam mais importante não só para os publicitários mas para todos os comunicadores e outros serviços.
Se as empresas hoje  acompanharem essa evolução e se atualizar, podem melhorar e muito seus serviços e/ou produtos, assim como a comunicação com seus clientes. Mas podem também se prejudicar, pois se cometerem algum erro, esse erro pode facilmente ser rapidamente veiculado por essas mesmas ferramentas.


Novas Tecnologias na Comunicação

03:27 PM, 24/6/2010 .. 0 comentários .. Link
Grande mudança está na maneira como as empresas estão se relacionando com os seus públicos estratégicos. Com o grande acesso a informações, as pessoas podem descobrir “tudo” sobre as empresas e até questioná-las sobre as suas ações. É comum hoje acharmos no Orkut, por exemplo, comunidades sobre empresas e/ou produtos; vídeos no YouTube com propagandas voltadas para o público que acessa este serviço; ou blogs de empresários e funcionários. Este último vem, cada vez mais, tornando-se uma ferramenta barata e eficaz de colaboração entre empresa e seus stakeholders.
O impacto dessas mudanças está nas relações da empresa com seus públicos e no poder que as novas tecnologias de comunicação proporcionam ao consumidor/ cidadão/ funcionário. Estes também detêm hoje o poder de comunicar, de criar, de opinar e de disseminar informações sobre empresas e/ou produtos que podem gerar conseqüências irreversíveis, caso a empresa não consiga monitorar em tempo hábil as informações sobre ela, ou lucrar se mantiver um relacionamento aberto e transparente


Novas Tecnologias na Comunicação

03:26 PM, 24/6/2010 .. 0 comentários .. Link
Podemos perceber que desde a revolução industrial nosso mundo vem mudando cada vez mais e cada vez mais rápido. Com isso muitas mudanças vêem ocorrendo nas profissões, nas culturas e na forma de viver de cada um. Com essas novas tecnologias as coisas acontecem cada vez mais rápido, e cada vez mais é exigido essa velocidade.
Hoje nessa era de cibercultura estamos cercados de ferramentas que nos auxiliam em varias atividades, e essas ferramentas estão sempre sendo aprimoradas, para melhor nos atender e também para nos ajudar cada vez mais em varias ocasiões de nossas vidas, tanto no trabalho como no lazer, quando precisamos receber informações rápidas ou enviá-las.


Novas Tecnologias na Comunicação

03:25 PM, 24/6/2010 .. 0 comentários .. Link
           Da Revolução Industrial para a Revolução da Tecnologia muita coisa mudou na vida das pessoas e das empresas de modo geral. A introdução de novas tecnologias de comunicação proporcionou uma mudança significativa nas áreas econômica, política, cultural e social e a cada dia continua sofrendo fortes transformações devido o surgimento de novas formas de se comunicar e de se relacionar com os públicos estratégicos das empresas.
Vivemos a era da cibercultura na era das tecnologias digitais que nos acompanha em cada minuto de nossas vidas: celulares com tecnologia 3G, jornalismo on-line, TV digital, skype, MSN, Google Maps, blogs, Orkut, Flickr, Wikipédia, cursos on-line, listas telefônicas on-line, dentre outros. No mundo dos negócios somos cercados e utilizamos todos os dias, ou na maioria dos dias, ferramentas e/ou serviços disponibilizados na rede.


Novas Tecnologias na Comunicação

03:24 PM, 24/6/2010 .. 0 comentários .. Link
É difícil prever o impacto que terá nelas, embora já se possam antever alguns contornos: maior facilidade e rapidez de acesso à informação, melhor coordenação de colaboradores dispersos geograficamente, por exemplo, integração e automatização dos processos de negócio a montante (fornecedores) e a jusante (clientes), incremento da possibilidade de participação dos colaboradores nas actividades de gestão dos seus superiores hierárquicos, etc.
As novas tecnologias parecem favorecer a tendência para as empresas terem fronteiras cada vez menos demarcadas em relação ao seu meio ambiente, a trabalharem cada vez mais "em rede" com outras empresas e, dentro delas, os seus colaboradores também trabalharem cada vez mais "em rede".
 
As novas tecnologia de comunicação levam a educação a uma nova dimensão. Esta nova dimensão é a capacidade de encontrar uma lógica dentro do caos de informações que muitas vezes possuímos, organizar numa síntese coerente das informações dentro de uma área de conhecimento. Agilidade na questão de domínio do raciocínio lógico em grandes empresas com informações importantes para o crescimento da mesma


Novas Tecnologias na Comunicação

03:19 PM, 24/6/2010 .. 0 comentários .. Link

De modo geral as novas tecnologias estão associadas à interatividade e a quebra com o modelo comunicacional um-todos, em que a informação é transmitida de modo unidirecional, adotando o modelo todos-todos, em que aqueles que integram redes de conexão operacionalizadas por meio das NTIC fazem parte do envio e do recebimento das informações. Neste sentido, muitas tecnologias são questionadas quanto a sua inclusão no conceito de novas tecnologias da informação e comunicação, ou meramente novos modelos de antigas tecnologias.

As novas tecnologias, relacionadas a uma revolução informacional, oferecem uma infra-estrutra comunicacional que permite a interação em rede de seus integrantes. Numa rede, no entanto, geralmente são descartados modelos em que haja uma produção unilateral das informações que serão somente repassadas aos outros terminais de acesso. Este modelo é considerado reativo e não interativo e aparece mesmo na internet, disponibilizados pelos conhecidos portais, e agências midiáticas que disponibilizam suas informações e serviços pela Internet tão somente.

 

 



Novas Tecnologias na Comunicação

02:19 PM, 24/6/2010 .. 0 comentários .. Link
Chamam-se de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) as tecnologias e métodos para comunicar surgidas no contexto da Revolução Informacional, "Revolução Telemática" ou Terceira Revolução Industrial, desenvolvidas gradativamente desde a segunda metade da década de 1970 e, principalmente, nos anos 1990. A imensa maioria delas se caracteriza por agilizar, horizontalizar e tornar menos palpável (fisicamente manipulável) o conteúdo da comunicação, por meio da digitalização e da comunicação em redes (mediada ou não por computadores) para a captação, transmissão e distribuição das informações (texto, imagem estática, vídeo e som). Considera-se que o advento destas novas tecnologias (e a forma como foram utilizadas por governos, empresas, indivíduos e setores sociais) possibilitou o surgimento da "sociedade da informação". Alguns estudiosos já falam de sociedade do conhecimento para destacar o valor do capital humano na sociedade estruturada em redes telemáticas.
São consideradas NTICs, entre outras:
o     


Sobre Mim

Home
Perfil
Arquivos
Amigos
Álbum de Fotos

Links


Categorias


Últimos Posts

Novas Tecnologias na Comunicação
Novas Tecnologias na Comunicação
Novas Tecnologias na Comunicação
Novas Tecnologias na Comunicação
Novas Tecnologias na Comunicação

Amigos