Criar um Blog
Gerenciar um Blog
Visitar Próximo Blog
Denuncie

NOTICIAS DE MACAE-RJ

Bolsa Família: recadastramento deve atingir cerca de mil famílias

05:30 PM, 11/4/2011

0 comentários

.. Link

 
 
 
Desde o último dia 3 de janeiro teve início o período de recadastramento para as famílias assistidas pelo Programa Bolsa Família em Macaé. A previsão do núcleo de atendimento da cidade é que, em média,  927 famílias efetuem o recadastramento no programa. Para efetuar a atualização dos dados, os responsáveis devem  se dirigir à sede do Bolsa Família, na Rua Francisco Portela, 456, Centro, Macaé (ao lado da Unimed e em frente ao INSS) ou em um dos três Centros de Referência de Assistência Social, nos bairros Aroeira, Rua Luiz Alves de Lima e Silva (atrás da quadra do Jardim Santo Antônio), no Botafogo, na Rua Antônio Bichara Filho snº, Novo Botafogo e no Aeroporto, na Rua 110 sn (próximo a Pestalozzi).  

No ato do recadastramento devem ser apresentados os documentos de todas as pessoas que residem na casa. O documentos são: Carteira de Identidade, CPF, título de eleitor, carteira profissional assinada ou não, certidão de nascimento, declaração escolar, comprovante de residência com CEP e comprovante de renda. 

 De acordo com a coordenadora do programa, Orciléa Baetta Mota, este ano, por meio de determinação do Ministério do Desenvolvimento Social (MSD), portaria 6172010 - os participantes devem seguir o calendário (disponível no final da matéria) de revisão para a atualização da revisão cadastral. O calendário foi elaborado de acordo com o último número de NIS (cartão) do responsável. “O prazo final para atualização segue até o dia 31 de outubro e a não realização do mesmo pode resultar no bloqueio ou cancelamento do beneficio, por isso é importante que as famílias não deixem de nos procurar”, explicou Orciléa. 

Ainda segundo Orciléa, em 2010, 70% das famílias foram recadastradas e a previsão é que este ano chegue a 100%. “Algo importante de se destacar é que as pessoas que não vieram no ano passado estão nos procurando o que aumenta ainda mais nossa expectativa com relação aos atendimentos para este ano”, disse a coordenadora. 

Além do Bolsa Família, dúvidas, informações, cadastros em outros programas que englobam o CadÚnico também estão disponíveis nos postos de atendimentos. 

O que é o CadÚnico? - É um instrumento de coleta de dados e informações que tem como objetivo identificar todas as famílias em situação de vulnerabilidade social do país e possibilitar aos governos municipal, estadual e federal  um diagnóstico sócio-econômico das famílias cadastradas, auxiliando na formulação de políticas para este segmento da população. 

Em Macaé - Na cidade, ele engloba, além do Bolsa Família, o tarifa social de energia elétrica, passe interestadual para idoso, isenção de taxa para concursos públicos de âmbito federal, PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e o PróJovem.

Calendário para atualização 

Final do 
   NIS          
  1 Janeiro
  2 Fevereiro
  3 Março
  4 Abril
  5 Maio
  6 Junho
  7 Julho
  8 Agosto
  9 Setembro
  0 Outubro



Deixe um Comentário