Criar um Blog
Gerenciar um Blog
Visitar Próximo Blog
Denuncie

Luciano Jardim

ÁRVORES NATIVAS

01:52 AM, 2/9/2011

0 comentários

.. Link

ARVORE NATIVA

          A confusão com relação a esse tema é imenso.
          O simples fato de uma planta ser adaptada a uma região a torna nativa?
          Árvore nativa é aquela tipica da sua região?
          São árvores que ocorrem no Brasil? então são nativas Brasileiras?

          O fato de uma árvore ser nativa Brasileira, não significa que ela seja nativa de sua região.
          O fato de uma árvore ser nativa de sua região, significa que ela é nativa brasileira.
          Ex:  O Cajueiro é uma espécie nativa brasileira, porém não é uma espécie nativa da região sul do país.
                 Por outro lado o Pinheiro do Paraná é espécie nativa brasileira que ocorre principalmente nos estados sulinos 
                 e campos de altitude da serra da mantiqueira, porém não é nativa do nordeste brasileiro.

          A confusão começa a esquentar quando uma determinada espécie nativa brasileira, tipica de uma dada região, é levada para outra região que não é a sua original, e chegando nessa nova região se adapta como se de lá fosse.
          Um exemplo é a Pitangueira, que se adapta as mais diversas condições. Apesar de suas características de ocorrencia natural em restingas e beira mar, também produz muito bem com crescimento favorável em serras de altitude, até 1.800 metros.
          No alto da serra da mantiqueira, na região de Visconde de Mauá, a Pitangueira não ocorre naturalmente nos campos e matas da região, porém quando plantadas, nem precisam de adubação que logo iniciam o crescimento, desenvolvimento e produção de frutos e sementes. Eis a pergunta......A Pitangueira é planta nativa da região de Visconde de Mauá? o fato dela se estabilizar na região daa ela o titulo de nativa daquela região?
          O caso é que a pitangueira e tão exótica para a região de Visconde de Mauá quanto a Laranjeira que é nativa da India e sudeste do Himalaia. O que difere as duas são a distância de onde elas vieram, pois as laranjeiras se adaptam a região tão bem quanto as pitangueiras... Então eu pergunto... A Laranjae nativa brasileira?
          Em questões de discussões para a aplicação das leis a fim de obrigar o infrator ambiental, a plantar espécies nativas, o poder público fica sem meios de definir quais são essas nativas. Se o poder público entender que Pitanga é nativa de Visconde de Mauá por questões de adaptação, então a laranja, pera, abacate entre outras nativas de outros paises também deverão ser consideradas.

          A questão é um pouco mais complexa pois, nem sempre uma espécie nativa de uma região significa que ela seja nativa de qualquer lugar existente dentro daquela região. Ex: O Araçá, arvore da familia das myrtaceae, ocorre preferencialmente na região de mauá em locais brejosos, o que significa que se a pessoa plantar araçá no alto da montanha onde o solo é seco, o Araçá passará a ser uma planta exotica naquele ambiente, pois não condiz com os aspectos fisicos morfológicos de seu lugar natural.
          Uma árvore nativa, possui a qualidade de servir a natureza como um todo, ciclo das águas, nichos ecológicos, alimentação da avi-fauna entre outros, quando uma espécie não atende nenhuma dessas funções, desconfie dela, pois pode ser uma planta exótica.
          O fato de uma cidade se chamar Oliveira, por que a planta se adaptou muito bem la, não é o suficiente para entender que ela seja nativa, pois a origem da oliveira é da africa e europa. 
          O conceito de arvore nativa deve estar atrelado também não só quanto a qualidade da espécie, mas também a quantidade de individuos daquela espécie em determinada área.  por ex;  O Jequitiba Branco é planta nativa da região de Visconde de Mauá, principalmente de encostas úmidas e beiras de córregos e rios, porém a sua ocorrência não é linear. Não chega a formar grupos. Encontra-se individuos distânciados as vezes em até quilometros. Neste caso se na mesma região citada, o camarada plantar cem jequitibas branco enfileirados.....esses provavelmente, e poderão estar produzindo um efeito de arvore exótica, pois naturalmente não se observa esse comportamento da planta.
          Para entender o que é planta nativa, devemos identificar e estudar as plantas que nascem espontaneamente em nossa região, ou então meu amigo, esquece desse negócio de planta nativa e começa aceitando tudo, nativa exótica adaptada e tudo mais.