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Jesus Vive

Mulheres e suas funçoes na igreja!!!

09:42 PM, 8/5/2010

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Em alguns círculos, muitas coisas têm sidofeitas com base no fato de Febe, a quem Paulomandou saudações, ter sido
chamada de serva, ministra ou diaconisa (Romanos 16:1, 2).Alguns utilizam essa referência como provade que as
mulheres receberam posições deliderança na igreja primitiva. Elaborar um argumento em cima dessa afirmação é,
no mínimo, insustentável. Se existiu esse ofíciona igreja primitiva, então “diaconisa” é o único ministério na igreja
para o qual não há qualificações registradas na Bíblia. Caso Febe tivesse  servido com esse talento, isto provaria que
ela exerceu autoridade sobre os homens? Romanos 16 não especifica de que maneiras
Febe servia. Ela costurava roupas, como Dorcas,ou pregava para a congregação? Ela deixava aigreja se reunir em sua casa, como Ninfa? Ela trabalhava ao lado do marido, como Priscila, ou era dirigente de cânticos? Ela dava aulas para uma classe de mulheres, ou teria ensinado a homens? Ela preparava refeições e servia os necessitados da congregação, ou supervisionava a distribuição da ajuda benevolente aos pobres,como os sete homens em Jerusalém? Ela servia em algo que lhe dava autoridade sobre os homens? Outras afirmações extraídas da Bíblia se fazem necessárias para nos ajudar a entender os parâmetros do serviço que Febe realizava.O significado da palavra usada em relação a Febe em Romanos 16:1, diakonon
1, não é de supervisão administrativa ou de tomar contade algo, pois essa responsabilidade
foi dada aos presbíteros da igreja (Atos 20:28; 1 Pedro5:1, 2); nem inclui a idéia de tomar decisões em nome da
congregação. Os pastores — os supervisores ordenados por Deus (também chamados de presbíteros e bispos) —
deveriam liderar o rebanho, a igreja. Enquanto exerciam a função de pastores, tinham de tomar decisões
em nome do rebanho e providenciar tudo para o  bem-estar deles. São os pastores que decidem pelas ovelhas e as lideram, e não o contrário. Devem estar à frente do rebanho, escolhendo a direção para as ovelhas conforme a vontade do Supremo Pastor (1 Pedro 5:4). Essa responsabilidade foi dada aos homens, como é evidentepela exigência de que cada
presbítero fosse marido de uma só mulher (1 Timóteo 3:2).No Novo Testamento,diakonos é usado tantono sentido técnico como no sentido não-técnico,assim como “presbítero”, “apóstolos” e outros termos. Diakonos é usado para o ofício específico de diácono somente três vezes no Novo Testamento (Filipenses 1:1; 1 Timóteo 3:8, 12). No máximo, o termo é usado dessa maneira quatro vezes,se Romanos 16:1 tiver o sentido de ofício ou função; de outra forma, este versículo totaliza vinte e sete vezes em que o termo é usado no sentido não-técnico, significando “serviço”.

A forma verbal diakoneo, que significa “servir” ou “ministrar”, aparece trinta e seis vezes, duas das
quais se aplicam ao ofício de diácono. A referência a Febe como uma diakonosnão comprova que
ela ocupava o ofício ou a função de diaconisa,assim como o uso do mesmo termo em relação
a Paulo (Efésios 3:7; Colossenses 1:23, 25),

Tíquico(Efésios 6:21; Colossenses 4:7), Epafras (Colossen-
ses 1:7) e Timóteo (1 Tessalonicenses 3:2; 1 Timóteo 4:6) não comprova que eles eram diáconos.
O fato de diakonos, “diácono”, ser mencionado juntamente com o ofício
de pastores, ou bispos(Filipenses 1:1; 1 Timóteo 3:1, 8), de nota que as responsabilidades de um diácono não eram
as mesmas de um bispo. De acordo com isto, o significado da palavra, “serviço pessoal sujeitoà autoridade de outro”,
revela que a responsa-bilidade desse ofício incluía o serviço a elesdesignado pelos bispos. As qualificações

(1 Timóteo 3:8–13) para os que serviam com essetalento implicam que deveriam ser homens respeitáveis, dedicados e
capacitados.Os sete homens que foram escolhidos para servir às mesas (Atos 6:1–6) provavelmentenão ocuparam a
“função” de diáconos. A palavra feminina diakonia,usada para descrever otrabalho deles, vem da mesma raiz. Se a
intenção fosse descrever a função de diácono, a forma masculina da palavra, diakonos, certamente teria sido usada,
como acontece em todos os demais casos em que a função é descrita.Quando o termo diakonosnão é usado para a
função de diácono, significa um indivíduo servindo em sujeição à autoridade de outro. Poressa razão, a menos que
o contexto exija o significado de função de diácono, o uso do termo deve ser considerado no sentido não-técnico.
Este é o problema com a ocorrência de diakonon em Romanos 16:1, com referência a Febe.Não podemos
determinar pelo contexto se otermo estava sendo usado num sentido técnicoou não-técnico. Nessa passagem, uma
hipóteseé tão boa quanto a outra. Alguns pensam quea palavra prostatis (Romanos 16:2), traduzidapor “protetora”
ou “de grande ajuda” (NVI), implica que ela serviu desempenhando um papelde supervisão. Visto que
prostatis aparece noNovo Testamento somente aqui, não temos nenhum contexto no Novo Testamento que sirva
para ajudar a definir seu significado. O uso secular do termo não é convincente, pois ali
significa “que tem autoridade” ou “que governa”,mas na maioria das vezes está relacionado com
“patronato” e “serviço”. Essa pode ser a razão por que prostatisé quase universalmente traduzido nessa passagem
 por “de grande ajuda” ou  algum termo equivalente,em vez de ser tradu-zido por “autoridade” ou “administradora”.
Paulo afirmou que Febe era a prostatis, aquela que “tem ajudado muita gente e a mim também”
(Romanos 16:2; NTLH). Se prostatissignificasse“autoridade” ou “governadora” nesta passagem,
então Febe exerceu autoridade sobre Paulo, uma inferência que poucos arriscariam. O
sentidode “protetora de grande ajuda”, que geralmenteestá contido no termo, combina melhor com o relacionamento
que Febe tinha com o apóstolo e com muita gente. As provas são inadequadas para confirmar que Febe ocupava uma
função dentro da igreja. Não se deve estabelecer um conceito doutrinário utilizando uma passagemque não apresenta
um contexto suficientemente claro como prova do caso.O contexto mais amplo da Bíblia não ajuda a definir o papel
de Febe? Alguns citam 1 Ti-móteo 3:11 para provar que a igreja primitiva tinha o cargo ou função de diaconisa.
Dizem eles que, uma vez que existia o cargo de diaconisa, Febe deve ter ocupado esse cargo.Provar que a igreja
primitiva tinha diaconisas poderia abrir a porta para a possibilidade de
Febe ter sido uma diaconisa, mas não provaria efetivamente que ela foi uma diaconisa. Levantam-se tantas perguntas sobre 1 Timóteo 3:11que nenhuma conclusão irrefutável pode ser alcançada. A palavra gune, traduzida por“mulheres” ou “esposas” (NTLH), poderia se referir às esposas dos diáconos e/ou presbíte-ros, ou às diaconisas. O fato de não se mencionarem mulheres servindo numa habilidade oficial como diaconisas em nenhuma outra passagem do Novo Testamento deve nos inspirar a usar de cautela e evitar dogmatismo em relação a Febe ser uma diaconisa e em relação a existir o cargo de diaconisa na igreja primitiva. Mesmo se pudéssemos estabelecer que  se pudéssemos estabelecer que existia a função de diaconisa, isso não provaria que as mulheres serviram como presbíteras na igreja primitiva. Tal prova não confirmaria que as mulheres faziam todas as outras coisas que algumas pessoas especulam que elas  faziam, nem apoiaria todas as práticas relativasaos papéis permitidos a certas mulheres hoje.Todas as informações disponíveis no NovoTestamento indicam que a função de diácono,de acordo com o sentido da palavra, incluía a responsabilidade de levar a cabo tarefas a eles designadas por outros.
Diakonos é usado para os servos que levavam a cabo as ordens de um rei (Mateus 22:13), assim como os servos a quem Maria disse para seguirem as instruçõesde Jesus em João 2:5 e 9.

A palavra diakonos é aplicada a pessoas que atendem à vontade de Jesus (João 12:26) e aos oficiais do governo como
agentes da vontade de Deus (Romanos13:4). Ela também é usada referindo-se aos apóstolos que cumpriram a
vontade de Jesus ensinando a nova aliança (2 Coríntios 3:6; 6:4)aos falsos mestres que são mensageiros de Satanás (2
Coríntios 11:15) e a Paulo, que ensinou a mensagem que Jesus queria que ele ensinasse (1 Coríntios 3:5; 11:23;
Efésios 3:7;Colossenses 1:23, 25).Um  diakonos era alguém que cumpria as ordens daqueles que tinham a
autoridade. Ele não estava no comando nem na posição de tomar decisões. Se Febe era uma diaconisa, ela não
ocupava uma posição de autoridade na congregação de Cencréia. Independentemente de ser uma “diaconisa”, Febe
era uma cristã dedicada que serviu em sujeição a outros, cumprindo asdecisões dos que estavam na liderança.




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