Criar um Blog
Gerenciar um Blog
Visitar Próximo Blog
Denuncie

Diário de uma obra

A dúvida entre pedreiro ou empreitada...

02:50 PM, 2/10/2009

0 comentários

.. Link

Começamos a longa jornada em buscar informações e dicas sobre o que seria melhor para que pudéssemos  chegar a um denominador comum entre pedreiro x empreitada. Se lembram quando eu escrevi no primeiro post que  entenderão o porque chamar de casa? pelo seguinte, como o terreno é grande, nós resolvemos fazer primeiro a garagem junto com a academia de tal forma que nós pudéssemos morar de imediato, para sair do aluguel e com o tempo juntar mais dinheiro para construir a casa em definitivo, então como esta construção irá ficar a parte da casa achamos melhor nos dar a chance de saber como proceder para o futuro. Bem, depois de idas e vindas com pedreiros, engenheiros, empreitadas e muito mais, resolvemos fazer o seguinte, fechamos  um pedreiro que era, era mesmo, porque hoje não é mais amigo de meu marido, uma empreitada com contrato e tudo, tudo direitinho. Pedi para tal pedreiro fazer levantamento de todo material que iria usar na obra para que nós fizéssemos um levantamento de custo, negociamos a forma de pagamento da mão de obra, nenhum momento pechinchamos preço porque partimos do princípio que mão de obra é preço fixo, não poderia ser pechinchado já que a nossa casa não era uma pechincha. Fizemos tudo certo, acertamos todos os detalhes, eu me gabava dizia que não eu não terei problemas com pedreiro que nada, mas todos estavam me dizendo "é agora que você vai ver o que é dor de cabeça". Eu não acreditava... ai que tola...

Quando acertamos a data de início da obra o pedreiro informou que faria a nossa casa "garagem" que tem 70 m2 em apenas 3 meses porque era uma obra muito fácil por não ter parede interna só tem parede no banheiro e que seria tranquilo,  eu acreditei... ai que tola...

Com tudo isso eu fui a imobiliária aonde eu alugava a casa e falei para o corretor que em 4 meses no máximo eu sairia da casa e que não iria renovar o contrato. Mas olha foram e está sendo os piores meses de minha vida, estou a ponto de exterminar um, repito, ainda bem que ainda sei o que é certo ou errado, se bem que, com que ando passando acho que qualquer Juiz iria me absolver, me dando a sentença de legítima defesa.

Na semana que a obra começou tive que me ausentar da cidade por uma semana mas conversei com o pedreiro e ele me informou que não precisava estar aqui na primeira semana porque ele só iria marcar o lugar para que seus ajudantes começassem a cavar o local que seria construída a sapata, que por final aprendi tudo isso, não tinha noção do que era uma sapata, uma viga, uma coluna, esquadro, acho que irei fazer curso de pedreira.

No segundo dia em que eu estava fora, recebi o telefonema dele me dizendo que o caminhão de entrega de material não estava conseguindo subir no terreno por causa de uma vala que havia na entrada  então, autorizei o pedreiro a medir e pegar manilhas necessárias na loja de material de construção para que não houvesse nenhum tipo de atraso, porque se eu tivesse que contar com a prefeitura para colocá-las eu estaria até hoje no aguardo.

Quando retornei tive uma imensa surpresa, vi um pedreiro que não era o que eu havia contratado e 3 ajudantes em uma manobra cinematográfica para a colocação da tal manilha. Meu pedreiro  mediu a manilha errada ao invés de comprar com 40 cm de diametro ele simplesmente achou não sei porque que a manilha tivesse 80 cm de diâmetro,a visão que eu tive foi como se o buraco para assentar as manilhas fossem da orla de Copacabana uma visão surreal. 

Um parêntese no assunto, nós seres humano passamos a vida querendo melhorar como pessoa, temos crenças, religiões, em particular eu acredito em sinais, podemos dizer sinais intuitivos, sinais espirituais, sinais de Deus como queiram, mas acredito em sinais. Mas por incrível que pareça quando o tal sinal aparece você finge que não vê, ou pior não entende. Voltando ao assunto, como é que um pedreiro não sabe medir a circunferência de uma manilha??? Gente isso já não era um sinal era uma mancha e eu não vi..... A partir deste dia a marcha fúnebre começou a tocar, postarei na próxima, até mais.