Criar um Blog
Gerenciar um Blog
Visitar Próximo Blog
Denuncie

E agora?

GALINHA DA ANGOLA! GALINHA DA ANGOLA MACHO! GALO DA ANGOLA! E AGORA?

12:27 PM, 25/8/2010 .. 8 comentários .. Link

GALINHA DA ANGOLA! GALINHA DA ANGOLA MACHO! GALO DA ANGOLA! E AGORA?

         Dia desses, estávamos todos reunidos no nosso santuário do sossego que carinhosamente chamamos Sítio Tico – Tico, em meio ao que chamamos de confinamento (chegamos, sentamos, bebemos, comemos, comemos, comemos, conversamos fiado) eis que me surge uma dúvida cruel que não pude deixar de comentar em torno da grande mesa e sem pestanejar lancei a pergunta para todos quem no momento estavam ali presente, mais precisamente para dar “nome aos bois”, eu, Ana e Aparecida.

- Por que será que existe Galinha da Angola e não existe Galo da Angola?

         Olhares atônitos percorreram a extensão do galinheiro meio que procurando ali resposta para tão eloqüente questão.

         Surpreso com o silêncio insisti em minha teoria, ressaltando que tal situação era um tanto quanto complexa, pois se existe o macho e fêmea da espécie, por que não denominá-los “Galinha da Angola e Galo da Angola”?

         “Brahmeiros” que somos, há esta altura em nosso confinamento já havíamos “brahmeado” bastante, eis que em dado momento rompeu-se o que até então era o maior reflexo de perplexidade dos que ali estavam diante da questão ora levantada. Aparecida, após uma profunda introspecção nos brindou com o esclarecimento e assim discorreu:

- Vejam bem, não existe “galo da Angola”, tanto macho quanto fêmea são chamados de “galinha da Angola”. E digo mais, a diferença entre um e outro pode ser facilmente identificada, pois o macho possui uma crista maior do que a da fêmea.

         Ficamos boquiaberto com o domínio demonstrado por Aparecida a respeito do tema. E quando achávamos que Ela já teria terminado a sua explanação, ocorreu então o que seria a surpresa do dia.          Cheia de propriedade Aparecida continuou a tecer seus comentários dizendo:

- Sei disso porque assisti a uma reportagem a respeito no Globo Rural e aprendi todos esses detalhes que me possibilitam falar a respeito, inclusive, - nesse momento Ela lançou um olhar 43 para o galinheiro e continuou – aquele que está próximo á tela do galinheiro com certeza é um macho da Galinha da Angola!

         Ana e eu olhamos na mesma direção tentando alcançar e vislumbrar a colocação efetuada por Aparecida. Tivemos a mesma visão da ave então apontada e simultaneamente respondemos:

- Aparecida, aquilo não é uma Galinha da Angola fêmea e nem muito menos uma Galinha da Angola macho e sim um Peru!

         Para auxiliar os que por ventura venham a ter o mesmo problemas, realizei uma pesquisa na internet onde encontrei o texto que abaixo transcrevo.

Quando eles são pintinhos, é muito difícil mesmo, a gente não vê diferença visível entre o macho e a fêmea. À medida que eles vão crescendo, se tornando adultos, você, pode reparar que o macho tem uma crista, que eles chamam de chifre, bem maior e a barbela bem avermelhada e maior do que a da fêmea. Da fêmea você pode ver uma crista menor, uma barbelinha menor e o corpo mais delicado. Geralmente o corpo dele é mais volumoso do que o da fêmea. Uma característica da raça é que a fêmea só canta aquele som, o ‘to fraco’, que todo mundo conhece. Só a fêmea emite este som, porque o órgão de canto dela tem uma diferença na cartilagem e esta diferença que faz cantar e o macho não. “O macho faz outro som”, explica Luciana Caldas, veterinária – IDAF. O agricultor explica uma curiosidade sobre a galinha d’angola. “É tudo galinha d’angola, eu conheço tudo como galinha d’angola. Até o macho é chamado de galinha d’angola”, diz Silvio Moreira, agricultor. Em algumas regiões do Brasil, a galinha d'angola é chamada de capote ou galinhola.


Deixe um Comentário

duvidas

08:19 AM, 5/2/2011 .. Comentário por Anonymous
gostei,não tenho mais duvidas , ja sei a diferença eo malvado chifre

galinha d'angola

09:48 PM, 5/3/2012 .. Comentário por ivone
Que beleza tenho tres chifrudo e uma muito fraca no meu terreiro, obrigada

galinha d'angola

09:53 PM, 5/3/2012 .. Comentário por Antonio
agora sei definer macho e fêmea das angolas. que legal obrigado

Galinha d'angola

10:15 PM, 29/10/2012 .. Comentário por Anonymous
Obrigado, companheiro; Vou ficar de olho pra descobrir que são os chifrudos e nao canta de galo. penso q vou resolver meu problema.

Galinha da Angola

05:13 PM, 5/6/2013 .. Comentário por Anonymous
Olá,obrigado pelo comentário da galinha da Angola.Apareceu uma no meu terreno e acho q é macho,devido as características citadas por vcs.Parabéns,agora vou prvidenciar uma fêmea para fazer cia pra ele.

Comentário Sem Título

12:27 AM, 30/7/2013 .. Comentário por Anonymous
Eu tenho 2 machos, um com as características de fêmea, mas é o mais agressivo e vive atacando o outro...
Acho que só as que gritam "tô fraco" são fêmeas.


galinha d angola

07:41 AM, 22/9/2013 .. Comentário por Anonymous
obrigado por me ajudarem é que eu tenho duas femeas e agora comprei um macho,mas estava sem saber a diferença entre eles.
agora eu sei,realmente o que comprei agora ele é agressivo e escandaloso e as duas que eu ja tinha gritam que estão fracas o dia todo.


galinha da angola

01:20 PM, 6/1/2014 .. Comentário por Anonymous
Aqui no Maranhão chamamos o macho de capote e a fêmea de angolista.

{ Última Página } { Página 162 de 175 } { Próxima Página }

Sobre Mim

Home
Perfil
Arquivos
Amigos
Álbum de Fotos

Links

Até Agora, Tudo Bem
Cheirinho de Neném
E Agora?Página Facebook

Categorias


Últimos Posts

O que abunda, não faz falta! E agora?
Recomeço do fim! E agora?
Pegando o pato! E agora?
Dia de compras dia de filas! E agora?
Educação com bom senso! E agora?

Amigos

bia9751
Tyiih
MilenaAlanes
claudianasilva