Criar um Blog
Gerenciar um Blog
Visitar Próximo Blog
Denuncie

Realismo

25/9/2010 - Como se definiu o projeto literário do realismo?

O projeto literário surgiu em uma conferencia, cujo, título era: "A literatura nova (o realismo como nova expressão da arte)" e seu autor fora Eça de Queiroz, que define o novo projeto literário em poucas linhas ele resume: "o realismo é a anatomia do caráter". Eça coloca os objetivos que orientam toda a literatura realista: produzir, através das artes, uma exposição da realidade que permita condenar o que há de mau na sociedade.

 

Comentários (1) :: Postar um comentário! :: Permalink

25/9/2010 - De que modo a revolução industrial favoreceu o surgimento da estética?

A revolução industrial está diretamente associada ao nascimento da estética realista. Ela desencadeou mudanças tão profundas no modo de produção que se tornou responsável pela reordenação da economia mundial no século XIX. O que ajudou a espalhar um clima de otimismo que associava as mudanças nos modos de produção à possibilidade de importantes reformas sociais, e prometia tempos de prosperidades, economia e desenvolvimento técnico e científico; foi a multiplicação das maquinas e o crescimento do comércio.

Comentários (2) :: Postar um comentário! :: Permalink

25/9/2010 - Por que a idealização romântica foi substituída por uma postura racional e objetiva ?

A literatura realista abandonava a idealização ao optar por temas que procuram explicitar os comportamentos mais típicos da sociedade. O artista analisa a realidade que o cerca tendo a razão como seu instrumento principal. O subjetivismo é substitui do por um olhar mais objetivo: o texto literário passa a oferecer descrições e informações factuais, para que o leitor possa formar uma impressão geral da dinâmica social representada em cada obra. O interesse pelo funcionamento e pela organização da sociedade leva os escritores realistas a abordarem as necessidades materiais humanas e discutir as condições econômicas necessárias para satisfazer tais necessidades.

Comentários (1) :: Postar um comentário! :: Permalink

25/9/2010 - Como o individuo perdeu lugar para a sociedade no centro da obra literária?

A realidade das maquinas, dos transportes e das novas teorias sociais tornavam inviavel a visão de um mundo romântico, que projetava no individuo em seus dramas sentimentais o centro do universo. Em lugar de tratar dos dramas individuais, o olhar realista focalizará a sociedade e os comportamentos científicos.

Comentários (0) :: Postar um comentário! :: Permalink

25/9/2010 - Como se caracterizou o realismo de Machado de Asis?

  Pela originalidade e agudeza na concepção da vida; pela profunda analise dos sentimentos, a capacidade em caracterizar as personagens; pelo estilo sóbrio conciso; pela linguagem adequada a cada gênero literário inclui também critica literária. O humor e o pessimismo com relação à essência do homem e seu relacionamento com o mundo. 

Comentários (0) :: Postar um comentário! :: Permalink

25/9/2010 - Como Machado de Assis revelou em sua obra comportamentos da elite do segundo reinado?

Ele teve como objetivo analisar especificamente a sociedade burguesa carioca durante o segundo reinado, um período de transição na vida social marcado pela decadência do império.

 

 

Comentários (0) :: Postar um comentário! :: Permalink

25/9/2010 - Qual a importância do dialogo com leitor na ficção machadiana?

 

 

  

Ele desperta interesse e é atual tanto pela absoluta genialidade em investigar a alma humana, em entender os mecanismos dos seres, sempre divididos entre o prestigio e o prazer, sempre interessados em si mesmos, tanto o sistema social como o político. Machado se utilizou a ironia como o recurso mais apropriado para o material humano e social que estava retratando.

Comentários (0) :: Postar um comentário! :: Permalink

25/9/2010 - EXPLICAÇÕES DA EXISTÊNCIA DO BLOG

ESTE BLOG FOI FEITO DEVIDO A UM PEDIDO DA PROFESSORA DE PORTUGUÊS DO CENTRO EDUCACIONAL SESI 430 EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SÃO PAULO ONDE O TRABALHO FOI EXTRAÍDO DE DUAS IMPORTANTES FONTES: O LIVRO: "LITERATURA BRASILEIRA, TEMPOS, LEITORES E LEITURAS", DE MARIA LUIZA M. ABAURRE E MARCELA PONTARA; E TAMBÉM DO SITE: http://cd-artes.blog.uol.com.br/. ELA PEDIU PARA QUE DETALHASSEMOS A ESCOLA LITERÁRIA DO REALISMO COM AS QUESTÕES DOS TÓPICOS.
OS INTEGRANTES DO GRUPO FORAM: GLEICE CRISTINA PAIVA E LUCAS OMAR LODI DO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO.
Comentários (2) :: Postar um comentário! :: Permalink

Sobre Mim

Aqui você terá um conhecimento sobre a escola literária do realismo, são perguntas simples com respostas explicativas e bem úteis.

«  July 2014  »
MonTueWedThuFriSatSun
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031 

Links

Home
Perfil
Arquivos
Amigos
Email

Amigos