Criar um Blog
Gerenciar um Blog
Visitar Próximo Blog
Denuncie

Geografia Em Todos os Sentidos !!!

O que é Lugar ?

10:16 AM, 17/8/2010 .. 0 comentários .. Link

 

O CONCEITO DE LUGAR

 
O conceito de lugar ganhou nova dimensão, que foge ao senso comum, quando visualizado pelas mais recentes correntes do pensamento geográfico: a geografia humanística e a geografia marxista, que viabilizaram um redimensionamento não só do conceito de lugar bem como de diversos outros conceitos fundamentais da geografia.

Em sua nova visão, o lugar ganha em abrangência de significado deixando de ser compreendido apenas como um espaço produzido, ao longo de um determinado tempo, pela natureza e pelo homem, para ser visto como uma construção única, singular, carregada de simbolismo e que agrega idéias e sentidos produzidos por aqueles que o habitam.

Muito além de um espaço físico, de uma paisagem repleta de elementos e de referências peculiares passíveis de descrições objetivas e racionalizadas, o lugar, na visão humanística, constitui-se como uma paisagem cultural, campo da materialização das experiências vividas que ligam o homem ao mundo e às pessoas, e que despertam os sentimentos de identidade e de pertencimento no indivíduo. É, portanto, fruto da construção de um elo afetivo entre o sujeito e o ambiente em que vive.

Inicialmente, o lugar foi definido por Aristóteles como o espaço que circunda o corpo. Descartes, buscando elaborar o conceito aristotélico, afirma que a determinação do lugar deve obedecer à relação da posição do corpo com a posição dos outros corpos. A dialética marxista identifica na apropriação capitalista do espaço um processo de personalização dos lugares que, simultaneamente, reconstroem suas singularidades e expressam o fenômeno global em curso nos últimos séculos.

Apesar das singularidades dos diversos lugares, crescem, especialmente em função da expansão das redes de comunicação e de transportes que vivenciam franca aceleração no mundo contemporâneo, as interações entre os lugares, embora hierarquizadas de acordo com suas infra-estruturas logísticas conectoras.

Portanto, o conceito de lugar amplia-se profundamente diante das novas visões desenvolvidas por aqueles que se debruçaram sobre ele mediante as perspectivas marxistas e humanísticas da geografia recente. Expressando singularidade e globalidade, e materializando a construção de identidades individuais e coletivas, o lugar passa a representar muito mais do que um espaço que circunda o corpo.



{ Última Página } { Página 15 de 22 } { Próxima Página }

Sobre Mim

Home
Perfil
Arquivos
Amigos
Álbum de Fotos

Links

IPAM
IBAMA
SEDAM RO
NATIONAL GEOGRAPHIC
Só GEOGRAFIA
Brasil Escola
Mundo Sites
Geografia para todos
Pesquisa MIniweb
Sua Pesquisa
Educação Uol
UNiversidade Federal de Rondonia
Politica
UNB
Governo Federal
Transparencia Brasil
TV Globo
TV Band
Tv Record
MEC
Planeta Educação
10emtudo
Portal Brasil
Wikipedia
Infoescola

Categorias


Últimos Posts

Descobrimento da América III
Descobrimento da América II
Descobrimento da América
América: O Encontro entre dois Mundos
Colonização da América

Amigos