Criar um Blog
Gerenciar um Blog
Visitar Próximo Blog
Denuncie

Proposta Currícular 2011

• 10/3/2011 - Plano de Curso Ciências 6º ano 2011

7º ano

 

1º Bimestre

 

 

Conteúdo

Habilidades

1. A Vida nos ecossistemas brasileiros

 

1.0. Identificar ambientes brasileiros aquáticos e terrestres, a partir de características de animais e vegetais presentes nesses ambientes. 4

1.1. Reconhecer a importância da água, do alimento, da temperatura e da luz nos ambientes. 4

1.2. Associar as estruturas e comportamentos de adaptação dos seres vivos com os ambientes que esses seres habitam. 4

1.3. Reconhecer a adaptação como um conjunto de características que aumentam as chances de sobrevivência dos seres vivos. 4

2. ação de microrganismos na ciclagem de materiais

2.0. Examinar o problema do lixo nas sociedades modernas e discutir as alternativas. 8

 

 

 

2º Bimestre

 

Conteúdo

Habilidades

3 Solos: formação, fertilidade e conservação

3.0. Associar a formação dos solos com a ação do intemperismo e dos seres vivos. 4

3.1. Relacionar a presença de húmus com a fertilidade dos solos. 4

6.4. Analisar ações humanas e efeitos de intemperismo à erosão do solo. 4

III - Técnicas de conservação dos solos

Explicar técnicas de conservação dos solos, como plantação em curva de nível, rotação de cultura e de pastagem, correção do solo, adubação verde e outras. 4

4. Disponibilidade e qualidade de água

4.0. Identificar em textos e em esquemas a natureza cíclica das transformações da água na natureza. 6 4.1. Reconhecer as mudanças de estado da água em situações reais. 5

4.2. Reconhecer a importância da água para os seres vivos. 5

4.3. Descrever as etapas de tratamento, origem (captação) e tipo de tratamento. 4

4.4. Avaliar a importância da água tratada para o consumo humano. 4

5. Doenças de veiculação hídrica

4.5. Relacionar, em situações-problema, a ocorrência de doenças veiculadas pela água, como a diarréia, à aglomeração humana, ao descuido com o saneamento ambiental e à existência de esgoto não tratado. 8

 

 

 

3º Bimestre

 

Conteúdo

Habilidades

6. Disponibilidade e qualidade de água

6.0. Identificar em textos e em esquemas a natureza cíclica das transformações da água na natureza. 6 6.1. Reconhecer as mudanças de estado da água em situações reais. 5

6.3. Descrever as etapas de tratamento, origem (captação) e tipo de tratamento. 5

6.4. Avaliar a importância da água tratada para o consumo humano. 5

6.5. Reconhecer a importância da água para os seres vivos. 6

 

 

 

4º Bimestre

 

Conteúdo

Habilidades

7. Materiais e suas propriedades

7.1. Identificar os conhecimentos químicos presentes em atividades do cotidiano. 4

 

II. O ar – propriedades e composição

Reconhecer que o ar exerce pressão em todas as direções nos objetos nele inseridos. 5

Explicar fenômenos diversos envolvendo a pressão atmosférica e pressão em líquidos. 5

 

III. Reciclagem e preservação ambiental

Relacionar a reciclagem dos materiais com a preservação ambiental. 6

 

 

8. Transformações e transferências de energia

8.0. Descrever fenômenos e processos em termos de transformações e transferências de energia. 5

9. Fósseis como evidências da evolução

9.0. Relacionar informações obtidas através do estudo dos fósseis a características da Terra no passado, seus habitantes e ambientes. 8

VI. Mudanças na adolescência

Reconhecer e valorizar hábitos de saúde relacionados ä alimentação, exercícios físicos e higiene corporal.

 

 

:: Send to a Friend!

Sobre Mim


«  April 2014  »
MonTueWedThuFriSatSun
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930 

Links

Home
Perfil
Arquivos
Amigos
Email
My Blog's RSS

Amigos

Post 2 de 2
Última Página | Próxima Página
Jogos Gr�tis
Contador de Visitas