Criar um Blog
Gerenciar um Blog
Visitar Próximo Blog
Denuncie

Reaproveitamentos de Alimentos

Receita de Sucos Com Talos/ Couve /Beterraba

{ 09:05 PM, 7/11/2011 } { 0 comentários } { Link }

Fonte:http://www.sintepvales.org.br/site/imprimir.php?noticia=0439,v-encontro-das-mulheres-do-saaesl-e-regiao



Bolinhos de Cascas de Batata.

{ 08:54 PM, 7/11/2011 } { 0 comentários } { Link }



Ingredientes
2 xícaras de casca de batata cozidas e batidas
2 xícaras de farinha de trigo
2 ovos
2 colheres de salsinha picada
Sal (o suficiente)
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
Óleo para fritar

Preparo
 

Ferver as cascas de batata e bater no liquidificador. Colocar a massa numa tigela, acrescentar os ovos, a farinha, o sal e o fermento. Misturar bem. Aquecer o óleo e fritar os bolinhos às colheradas.

 

 



Doce com a casca do abacaxi

{ 08:49 PM, 7/11/2011 } { 0 comentários } { Link }

Doce com a casca do abacaxi parte 2 - Aprov. Integral dos Alimentos

 

Lembram do doce da casca do abacaxi com coco? 

Pegue as cascas do abacaxi e lave bem (de preferência com uma escovinha) e depois coloque numa panela coberta com água para ferver.

Quando ferver bem e a água já tiver perfumada e amarelinha, coloque tudo no liquidificador e bata bem.

Passe por uma peneira e a polpa que sobrou na peneira é que foi usada para o doce com coco, mas o caldo que sobrou vamos usar para fazer uma geléia

Ingredientes:

Cascas de 1 abacaxi

açúcar orgânico à gosto

3 colheres de sopa de maizena

Quando eu bati duto no liquidificador, passei pela peneira e usei a polpa que ficou na peneira, e disse para vocês não jogarem fora o caldo do abacaxi que iríamos usar hoje certo?  

Pois bem...na mesma hora eu peguei aquele caldo, coloquei um pouquinho só de açúcar, pois experimentei com uma colher e já estava bem docinho e juntei 3 colheres de sopa de maizena e com o fouet misturei tudo e voltei para o fogo, misturando sempre com o fouet até engrossar.  

Como a  mistura já estava quente (porque tinha fervido a casca) foi bem rapidinho que ele engrossou, então coloquei numa vasilha de plástico previamente umedecida com água e esperei esfriar para depois fechar e colocar na geladeira.  

 O resultado é uma deliciosa geléia com um sabor bem suave (que você pode incrementar com alguma especiaria se gostar) e que, para falar a verdade dá até para colocar em potinhos e comer de colherzinha, como se fosse um doce também. Uma delícia.

Fonte:http://panelinha.ig.com.br/site_novo/comunidade/colaboradores/receita_colaborador.php?id=1542&receita_id=9906



Bolo de Casca de Abacaxi

{ 08:44 PM, 7/11/2011 } { 0 comentários } { Link }

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=287569



Coleta Seletiva e Reaproveitamento de Alimentos

{ 08:23 PM, 7/11/2011 } { 0 comentários } { Link }

Saúde & Qualidade de Vida - Curiosidades

Atualmente, um dos maiores problemas ambientais que atinge a população é a produção excessiva de lixo, seja qual for sua origem. As principais causas relacionadas a este crescimento são o aumento populacional, consumo de produtos industrializados, ausência de políticas preventivas, etc. Frente a isso, a sociedade tem se mostrado consciente e vem se organizando para combater este problema, sendo que a coleta seletiva é uma das principais medidas que vem sendo tomadas com tal preocupação ambiental/geográfica, sanitária, social, econômica e educativa.

A coleta seletiva pode ser definida como a separação do lixo orgânico (úmido) do lixo reciclável (seco), que pode ser realizada nas próprias residências pela população, visando a melhoria da qualidade de vida e redução dos impactos ambientais. Em pesquisa realizada pela Ciclosoft, em 2006, foi observado que no Brasil hoje 327 prefeituras operam programas de coleta seletiva. Segundo o IBGE (2003), o Brasil possui 5.563 municípios, ou seja, a coleta seletiva ocorre em menos de 6% das cidades do país.

Entender a importância é o primeiro passo, mas saber praticar é um desafio maior. Ao contrário do que muitos imaginam, a relação custo/benefício de um projeto de reciclagem bem gerenciado pode apresentar resultados positivos. Dentre os benefícios que podem ser alcançados com a coleta seletiva podemos citar a economia de energia, redução da poluição, geração de empregos, melhoria da qualidade de vida da população, diminuição da extração de recursos naturais, etc. Além disso, quando participamos deste programa estamos contribuindo para reciclagem de alimentos, uma alternativa barata e prazerosa considerada um dos caminhos para o combate à fome e a miséria.

Juntamente com a coleta seletiva é preciso conscientizar a população quanto ao desperdício e reaproveitamento de alimentos. A alimentação é a base da vida e dela depende o estado de saúde do ser humano. O desconhecimento dos princípios nutritivos dos alimentos, bem como o seu não aproveitamento, ocasiona o desperdício de toneladas de recursos alimentares. Atualmente, a alimentação alternativa, isto é, o aproveitamento total dos alimentos, serve para diminuir os gastos com alimentação e dar de comer a quem não tem recursos. O Brasil é um dos maiores produtores de frutas do mundo, mas quase a metade do que aqui é produzido se perde, cujas principais causas são os problemas de colheita, a falta de embalagens específicas a cada fruta, seu transporte e conservação, e principalmente seu desperdício promovido pelo intermediário e pelo consumidor final. A quantidade de frutas que é desperdiçada no Brasil é equivalente ao que produzem juntos Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Peru.

É importante ressaltar que as perdas não ocorrem somente em plantações, transporte e armazenamento inadequado, mas também no preparo incorreto dos alimentos. Algumas atitudes praticadas pela maioria da população como, por exemplo, cozinhar os legumes sem a casca, podem em longo prazo contribuir para que o volume de lixo aumente. Hoje o desperdício total de alimentos no Brasil, não contando o que é desprezado em residências, é de aproximadamente 9 bilhões de toneladas/ano.

Esse quadro pode ser revertido principalmente através da educação. Como o problema no nível macroeconômico é de difícil solução por envolver diversas variáveis, deve-se iniciar essa educação no ciclo básico das escolas, sejam públicas ou não que podem trabalhar de uma forma diferenciada ligada à nutrição. Com o restante da população é necessário que seja feito um trabalho de conscientização, tanto em residências como em estabelecimentos comerciais, visando o aumento do número de pessoas e entidades envolvidas.

Como sugestão para iniciarmos a mudança de comportamento necessária a preservação do planeta, podemos utilizar menos embalagens de plásticos no mercado ou outro local de compras, preferir embalagens e sacolas de papel e outros materiais recicláveis, preferir alimentos que sejam produzidos na sua região e que não levaram muito tempo no transporte, comprar apenas as quantidades que serão realmente utilizadas, planejar a lista de compras para evitar o desperdício e, conhecer mais sobre o melhor preparo e armazenamento dos alimentos.

 A colaboração com este e outros programas educacionais é importante para preservar a natureza e garantir um futuro melhor para o nosso planeta e para a humanidade.

Referências Bibliográficas
Jornal da Unicamp. Campinas, n.162, maio de 2001



Semana do Aproveitamento Integral dos Alimentos

{ 08:18 PM, 7/11/2011 } { 0 comentários } { Link }
 

Tudo começou com meu pai...ele chegou com um livrinho de receitas sobre Reaproveitamento Integral dos Alimentos do trabalho e me deu de presente...bem simples em papel de jornal tipo reciclado, mas era o empurrão que faltava...há um bom tempo atrás eu já tinha lido um post da Ana Elisa que falava de fazer comida aproveitando os restos de comida que temos em casa para não desperdiçar nada.
Eu sempre fiz isso na minha casa, usei todos os restos para fazr suflês, sopas, risotos e qualquer outra coisa para não jogar a comida fora, mas desta vez a proposta ainda é um pouquinho diferente, porque o Reaproveitamento total dos alimentos também inclui usar partes de alimentos que normalmente nós não usamos...que nós jogamos fora como:

Alimentos que podem ser aproveitados integralmente:* Folhas de: cenoura, beterraba, batata doce, nabo, couve-flor, abóbora, mostarda, hortelã e rabanete;* Cascas de: batata inglesa, banana, tangerina, laranja, mamão, pepino, maçã, abacaxi, berinjela, beterraba, melão, maracujá, goiaba, manga, abóbora;* Talos de: couve-flor, brócolis, beterraba;* Entrecascas de melancia, maracujá;* Sementes de: abóbora, melão, jaca; * Nata;* Pão amanhecido;* Pés e pescoço de galinha;* Tutano de boi.
Fonte: Mesa Brasil Sesc - Segurança Alimentar e Nutricional

Então esta é a minha proposta esta semana...pesquisem, façam adaptações se for preciso e façam receitas que aproveite o que você costuma jogar fora, e ensine para todos que você conhece, pois a intenção não é que você use este conhecimento só para você, mas que você dê o primeiro passo dos "8 jeitos de mudar o mundo" - que é Erradicar a extrema pobreza e a fome.


Acho que esta é uma destas maneiras de ajudar, aproveitando o que se joga fora para ensinar gente que não tem o que comer a comer melhor. Durante a semana vou falar mais disso e do que vou fazer com isso, mas contribuições são bem vindas e eu já fiz 2 receitas para postar a partir de amanhã.
Você está comigo?
 
 


Suco de casca de melancia refrescante

{ 08:11 PM, 7/11/2011 } { 0 comentários } { Link }
 
Rendimento: 5 porções Tempo de Preparo: 15min
 
 
  • Ingredientes: 
  • Casca de melancia
  • 1 maracujá
  • Folhas de hortelã
  • Suco de 1 limão
  • Açúcar a gosto
  • 1 l de água
  • Modo de Fazer:
    1. Leve tudo ao liquidificador
    2. Coe e sirva em seguida, com cubos de gelos

 

Fonte:http://tudogostoso.uol.com.br/receita/26580-suco-de-casca-de-melancia-refrescante.html

 



Dicas de como comprar alimentos com qualidade:

{ 08:08 PM, 7/11/2011 } { 0 comentários } { Link }

- Nunca compre enlatados amassados ou estufados.

- Alimentos congelados devem ter embalagem sem presença de gelo.

- Alimentos secos como feijão e arroz não devem apresentar vazamentos nas embalagens.

- Nunca misture alimentos com produtos de limpeza no carrinho do supermercado.

-  Não compre alimentos que não possuam rótulos em português.

-  Jamais compre ovos com a casca trincada, mantenha em sua embalagem original dentro da geladeira e não na porta, pois essa parte é menos fria.

-  Evite comprar carne que já esteja moída; dê preferência a carne moída na hora.

-  Sempre peça para o funcionário limpar a esteira do supermercado antes de passar suas compras.



Cuidados a serem tomados para higienizar e preparar os alimentos:

{ 07:56 PM, 7/11/2011 } { 0 comentários } { Link }

 
Higiene pessoal

- Não utilizar anéis, pulseiras, brincos, colares, relógios quando manipular os alimentos, estes podem contaminar e cair no produto.
- O uso de luvas não dispensa a necessidade de cortar as unhas, de lavar as mãos e de não usar anéis e alianças.
-Usar toca, avental, evitar o uso de perfume e maquiagem, manter a barba feita, não fumar nas áreas de produção.
 

 

Higienização dos utensílios

 

-Manter os utensílios higienados, lavados com água e detergente, armazenados corretamente, protegidos de poeira e sem contato direto com o chão ou local não préviamente higienizado.
-Nunca utilizar o mesmo utensílo (sujo) para o preparo de outros alimentos.
-Manter bancadas limpas com álcool 70%.




 

Higienização dos alimentos

-Para higienizar frutas, verduras e legumes usa-se cloro ou hipoclorito de sódio 25%
-Lavar bem em água corrente (folha a folha)
-Imergir em solução de cloro ou hipoclorito de sódio (deixar agir por no máximo 30 min)
-Enxaguar em água corrente
*obs: Os vegetais cortados e picados não devem ser imeros na solução.

 

 


 



 

Fonte: Prof° Sulamita Bilezikdjian


 

 

 

 






Doce de Casca de Maracujá / Bolinho de Talo de Brócolis / Patê de talos de Legumes / Pudim de Casca de Goiaba

{ 07:43 PM, 7/11/2011 } { 0 comentários } { Link }

Doce de casca de maracujá

Lave 6 maracujás, descasque deixando toda a parte branca e dura. Deixe de molho de um dia para o outro. Escorra, coloque em uma panela com 2 xícaras de açúcar e 3 xícaras de água. Deixe apurar. Se desejar acrescente canela.



 


Bolinho de talo de brócolis

2 xícaras (chá) de talos de brócolis cozido, 2 ovos, 1 cebola média picada, sal à gosto, 6 colheres (sopa) de farinha de trigo, óleo para fritar.
Bata no liquidificador os talos cozidos juntamente com os ovos. Retire a mistura e misture os ingredientes restantes. Frite as colheradas em óleo quente.



 



Patê de talos de legumes

 
2 colheres de talos de beterraba e de espinafre, 1 copo de ricota ou maionese, sal e pimenta à gosto. Bata tudo no liquidificador e sirva gelado.

 



 



 

Pudim de casca de goiaba

1 copo de suco de casca de goiaba, 1 copo de água, 2 colheres bem cheias de maisena, 3 colheres bem cheias de açúcar. Dissolva a maisena, junte os demais ingredientes e misture bem. Leve ao fogo mexendo sempre até engrossar. Despeje em forma umedecida e leve à geladeira.

 



 



Como Evitar o Desperdício

{ 07:37 PM, 7/11/2011 } { 0 comentários } { Link }

Alimentos que podem ser aproveitados integralmente:

* Folhas de: cenoura, beterraba, batata doce, nabo, couve-flor, abóbora, mostarda, hortelã e rabanete;

* Cascas de: batata inglesa, banana, tangerina, laranja, mamão, pepino, maçã, abacaxi, berinjela, beterraba, melão, maracujá, goiaba, manga, abóbora;

* Talos de: couve-flor, brócolis, beterraba;

* Entrecascas de melancia, maracujá;

* Sementes de: abóbora, melão, jaca;

* Nata;

* Pão amanhecido;

* Pés e pescoço de galinha;

* Tutano de boi.
 

COMPRAR BEM: preferir legumes, hortaliças e frutas da época.

CONSERVAR BEM: armazenar em locais limpos e em temperaturas adequadas a cada tipo de alimento.

PREPARAR BEM: lavar bem os alimentos, não retirar cascas grossas e preparar apenas a quantidade necessária para a refeição de sua família.

Aproveitar sobras e aparas, desde que mantidas em condições seguras até o preparo:

* Carne assada: croquete, omelete, tortas, recheios etc.;

* carne molda: croquete, recheio de panqueca e bolo salgado;

* Arroz: bolinho, arroz de forno, risotos;

* Macarrão: salada ou misturado com ovos batidos;

* Hortaliças: farofa, panquecas, sopas, purês;

* Peixes e frango: suflê, risoto, bolo salgado;

* Aparas de carne: molhos, sopas, croquetes e recheios;

* Feijão: tutu, fejtão tropeiro, virado e bolinhos;

* Pão: pudim, torradas, farinha de rosca, rabanada;

* Frutas maduras: doces, bolo, sucos, vitaminas, geléia;

* Leite talhado: doce de leite.

Fonte: Mesa Brasil Sesc - Segurança Alimentar e Nutricional



Introdução

{ 07:34 PM, 7/11/2011 } { 0 comentários } { Link }
A química está presente em nossa alimentação e por essa razão se torna importante o estudo das substâncias que ingerimos diariamente. Foi pensando nisso que elaboramos uma seção especial que aborda a química presente em alimentos.
 
O desperdício de alimentos é um dos fatores que contribuem para a fome no País. Somente na Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa), cerca de seis toneladas de alimentos são desperdiçadas. Esses alimentos não são estragados, mas sim frutas maduras e verduras que poderiam compor a dieta de pessoas carentes.

A educação é um fator essencial até para o trato com os alimentos. Muitas entidades lutam para evitar o desperdício de alimentos, utilizando como ferramenta o reaproveitamento integral de frutas e verduras. Com um pouco de criatividade, o que antes tinha como destino o lixo, passa a ser a refeição principal de muitas famílias. A nutricionista Gorete Pereira afirma que é possível criar várias receitas com cascas de frutas e outros alimentos que não são considerados nobres.

O abacaxi, a abóbora e até a farinha de mandioca ganham novas atribuições com as receitas de reaproveitamento. As sobremesas são as principais opções para a utilização do material ainda não aproveitado. Bolos e doces ganham um sabor especial com o acréscimo desses ingredientes e não perdem o principal atrativo: o sabor.
 
Fonte:
http://www.brasilescola.com/quimica/quimica-dos-alimentos.htm

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=287569



Sobre Mim

Home
Perfil
Arquivos
Amigos
Álbum de Fotos

«  October 2014  »
MonTueWedThuFriSatSun
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031 

Links


Categorias


Últimos Posts

Receita de Sucos Com Talos/ Couve /Beterraba
Bolinhos de Cascas de Batata.
Doce com a casca do abacaxi
Bolo de Casca de Abacaxi
Coleta Seletiva e Reaproveitamento de Alimentos

Amigos