Criar um Blog
Gerenciar um Blog
Visitar Próximo Blog
Denuncie

Professor de História Marcos

Home - Perfil - Arquivos - Amigos

A Independência Política do Brasil - 7a. série

Postado em 11/6/2010 em 03:19 PM - Incluir Comentário

A Independência Política do Brasil

 

Os Principais Fatores da Independência

 
O processo de independência do Brasil foi o resultado de três fatores principais: a independência dos Estados Unidos, cujo exemplo mostrou que as colônias podiam se tornar países autônomos; os ideais do iluminismo e da Revolução Francesa, que pregavam a liberdade e combatiam a opressão monárquica; e, o mais importante os conflitos entre os interesses das elites agrárias e mercantis do Brasil e o pacto colonial português.
            As relações entre as Cortes e o Brasil agravavam-se a cada dia. Numa viagem a São Paulo, Dom Pedro recebeu noticias de que as Cortes haviam reduzido o poder do Príncipe regente. Com medo de perder o poder que tinha sobre o novo reino Dom Pedro decide aceitar o conselho de seu ministro de Estado José Bonifácio e rompe com as Cortes portuguesas.
            No dia 07 de setembro de 1822, Dom Pedro na volta da viagem a São Paulo, na beira do riacho do Ipiranga rompe as relações com Portugal e proclama a Independência do Brasil.
            A independência do Brasil resultou de uma aliança política entre o príncipe Dom Pedro e a aristocracia rural brasileira. As elites se aproximaram de Dom Pedro para evitar a participação popular na luta pela independência e garantir seus privilégios. Por isso, o Brasil que nasceu da independência era um país monárquico e escravista, muito diferente dos ideais, da Revolução Francesa que acabou com a monarquia absolutista francesa e dos ideais da independência dos Estados Unidos que após a sua independência adotou como forma de governo o presidencialismo.
 
Revoltas Populares
            A independência política do Brasil, não aconteceu no dia 07 de setembro de 1822, essa foi a data oficial, a independência vinha acontecendo durante quase todo o século XVIII e XIX e em grande parte pelas revoltas populares que aconteceram nessa época, entre elas a Conjuração Mineira em 1789, a Conjuração Baiana em 1798 e a Revolução Pernambucana em 1817.

« Última Página :: Próxima Página »