Criar um Blog
Gerenciar um Blog
Visitar Próximo Blog
Denuncie

Educador do 1º ao 5º ano

PLANO DE AULA 3° ANO MATEMATICA

11:55 PM, 7/6/2012 .. 0 comentários .. Link

Plano de Aula

Público Alvo:

Etapa de Ensino: Ensino Fundamental I

Série: 3° Ano

Nº de Alunos: 30 alunos

Descrição do perfil da Classe: A turma é composta por 30 alunos, 16 meninas e 14 meninos com muitas informações trazidas de casa, porém com vontade conhecer sempre mais. Sua interação com a professora, mas que precisa organizar as informações para acrescentar novos conteúdos.

Tempo previsto para o desenvolvimento da aula: 05h/a

Tema da aula: “Trabalhar com os números decimais”.

Justificativa: O sistema de numeral decimal pode ser trabalhado fora da sala de aula. Usando a dicção visual dos estudantes, colocando-os para observar ao seu redor o que pode contar para usar o sistema decimal, fazendo que cada uma veja que tudo envolver matemática. Observando e vendo como elas compreender o conteúdo adquirindo conhecimento para avançar e na aprendizagem para aprofunda no conteúdo, voltando pra sala pra trabalhar com o material dourado.

Disciplina vinculada:Matemática

Objetivo: Construir o conceito de base decimal:

Identificar dezena como grupo de 10 unidade e o valor de cada algarismo na ordem decimal que está ocupando;

Reconhecer a sequência habitual dos números.

Conteúdo: Numeral decimal

Situação didática: Trabalhar com o material dourado, explorando peça por peça.

Comentar com os estudantes:

O material dourado destina-se as atividades que auxiliam o ensino aprendizagem do sistema de numeração decimal – posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais.

Com o material, propor que os estudantes façam montinhos de 10, explorando a quantidade de dezenas separadas e a quantia solta.

Quantos montinhos de 10?

Quantas unidades soltas?

Qual é o lugar das unidades?

Registrar: Com um montinho de 10 unidades forma 1 dezena.

1 dezena = 10 unidades .

Comentar com os alunos: Na matemática, os números são organizados por meio de ordens (Lugares). Essas ordens são representadas pelos algarismos, que adquirem seus valores de acordo com a posição ocupada.

Atividade 1:

1_ Numa sala de trinta (30) alunos divida em unidades de dez (10) três fileiras.Identificando cada uma quantos meninos e quantas meninas.

2- Vamos compor os números:

15= _______________dezena e _________________unidades

12 = ______________dezena e __________________Unidades

26 = ______________dezena e __________________unidades.



3 ) Qual é o número?Sua tarefa agora será descobrir que operações você pode fazer com os números da coluna 1 que resultem nos números da coluna. Anote em seu caderno as expressões que você pensou. Lembrando que você esta estudando unidade.

a) 32-------- = 30
b) 67----- = 20
c) 19----- = 20
d)11------ =99
e) 95---- =35
f) 98-------- = 25
Recursos: No pátio para fazer a divisão por unidade. Caderno de matemática e material dourado

Cronograma:

07h e 30min. às 8h – 30min.- Ciência

8h e 30 min. às 09h-30min. - Língua portuguesa.

09h- 30min às 9h e 45 min. - Intervalo

09h45min às 10h45 min. - Matemática

10h45min às 11h45 min.- Matemática

Avaliação: Observação e participação;

Organização e realização da atividade proposta.

 Bibliografia:

http://www.igeduca.com.br/salaaula/estudosp/Matematica/AdicaoemN_231_OK_La/qvl.htm

03 de abril de 2012

 




{ Última Página } { Página 4 de 21 } { Próxima Página }

Sobre Mim

Home
Perfil
Arquivos
Amigos
Álbum de Fotos

Links


Categorias


Últimos Posts

EDUCADOR CONCIENTE...
AULA FORA DE PORTUGUÊS
Veja a entrevista e a dica de atividades da escritora do livro Educação Infantil
PLANO DE AULA 3° ANO MATEMATICA
PLANO DE AULA 3° ANO CIÊNCIAS

Amigos