Criar um Blog
Gerenciar um Blog
Visitar Próximo Blog
Denuncie

Educador do 1º ao 5º ano

PLANO DE AULA 3° ANO CIÊNCIAS

11:54 PM, 7/6/2012 .. 0 comentários .. Link

Plano de Aula

Público Alvo:

Etapa de Ensino: Ensino Fundamental I

Série: 3° Ano

Nº de Alunos: 29 alunos

Descrição do perfil da Classe: A turma é bastante agitada, com muitas informações devido a facilidade da tecnologia e a convivência familiar.No entanto participa das aulas e gosta de novos desafios,isso contribuem na participação das aulas.

Tempo previsto para o desenvolvimento da aula: 05h/a

Tema da aula: “Organizando os seres vivos em grupos”.

Justificativa: É importante o conhecimento dos seres vivos e seus grupos de seres vivos. Sugerindo aos educando que pesquise imagens e classifique seus grupos.

Disciplina vinculada: Ciência

Objetivo:

·         Compreender que a ciência organiza a diversidade de seres vivos em grupos, de acordo com diferentes critérios;

·         Conhecer a grande variedade de animais que temos na natureza;

·         Conhecer as principais características que definem os animais como vertebrado e, dentro desse grupo, como pertences aos subgrupos dos peixes, dos anfíbios, dos repteis, das aves e dos mamíferos.

 

Conteúdo: A diversidade dos seres vivos e suas características.

 

Situação didática:

·         1° Aula (conversa informal);

·         Apresentar o livro com o tema da aula;

·         Desfrutar dos conhecimentos adquiridos com os estudos;

·         Apresentar com coerência as características semelhantes e diferentes entre os animais.

·         2° Levantamento de conhecimento prévio (oralidade);

·         Como nascem os animais?

·         Você sabe como o corpo dos animais se sustenta?

·         Onde vivem os animais?

·         Como os animais se deslocam?

·         Como os animais se alimentam?

·         O que podemos encontrar de diferente na cobertura do corpo dos animais?

 

Atividade 1:

1 – Vamos jogar baralho e aprender mais sobre a diversidade animal ao mesmo tempo?

a)    Faça um baralho de cartas com imagens dos mais diversos animais.

b)    Faça outro baralho, com cartas que especificam critérios que podem ser usados para agrupar os animais. Por exemplo: animais que têm antenas; animais que têm seis pernas, etc.

c)    Em grupo, comecem a jogar. Antes, leiam as regras: (Cada jogador recebe o mesmo numero de cartas com imagens de animais- Um colega sorteia uma das cartas nas quais há critérios de agrupamento dos animais. – Cada jogador, na sua vez, descarta a carta de um animal que atende àquele critério. - Ganha quem terminar as cartas primeiro.).

2 – Agora,com as cartas do baralho,escolha um criterio para formar um agrupamento.Em seguida,anote o criteiro e o nome dos animais que fazem parte do grupo formado.

Recursos: Tesoura, lápis de cor, papel cartão. Caderno para anotações.

Cronograma:

07h e 30min. às 8h – 30min.- Ciência

8h e 30 min. às 09h-30min. – Ciência

09h- 30min às 9h e 45 min. - Intervalo

09h45min às 10h45 min. - Matemática

10h45min às 11h45 min.- Português

Avaliação: Será no decorrer das atividades propostas, por meio da participação do educando em sala de aula. E os desafios durante a realização do aprender brincando.

 Bibliografia: Aprendendo Sempre

Ciência 3° ano

Rogério G. Nigro

Maria Cristina da C.Campos.

 

 

 




{ Última Página } { Página 5 de 21 } { Próxima Página }

Sobre Mim

Home
Perfil
Arquivos
Amigos
Álbum de Fotos

Links


Categorias


Últimos Posts

EDUCADOR CONCIENTE...
AULA FORA DE PORTUGUÊS
Veja a entrevista e a dica de atividades da escritora do livro Educação Infantil
PLANO DE AULA 3° ANO MATEMATICA
PLANO DE AULA 3° ANO CIÊNCIAS

Amigos